Cuidados com Filhote de Periquito-australiano

O periquito-australiano é um pássaro que facilmente irá formar um casal e se reproduzir. Basicamente, se você tiver um casal, um ninho e comida adequada, conseguirá ter filhote de periquito-australiano em sua casa.

Local ideal para reproduzir o periquito-australiano

Os periquitos poderão se reproduzir tanto em gaiolas individuais quanto em viveiros coletivos. Os dois tem suas qualidade e defeitos. Na criação em gaiolas, os filhotes de periquitos-australianos estarão mais “seguros” de ataques feitos por outros casais. Você também terá um controle maior sobre os cruzamentos e nascimentos. Já nos viveiros para pássaros esses ataques podem acontecer. Você pode diminuir e até mesmo evitar tais ataques. Basta colocar muitos ninhos espalhados pelo local, pois a principal fonte de problemas é a disputa pelos melhores ninhos.

Cuidados com Filhote de Periquito Australiano

Quantos filhotes de periquito-australiano nascem em uma ninhada?

Após o acasalamento, a fêmea de periquito-australiano irá botar de 3 a 6 ovos. Em seguida iniciará o processo de incubação. Com cerca de 18 dias após o inicio do choco os filhotes de periquito-australiano começarão a nascer.

Vale lembrar que a fêmea normalmente começa a chocar quando ela bota o 3º ovo. Com isso normalmente nascerão 3 filhotes de uma vez. Já os demais irão demorar alguns dias a mais para vir ao mundo. Isso faz com que seja comum termos filhotes enormes no ninho e outros recém nascidos.

O filhote de periquito-australiano nasceu, e agora?

Após o nascimento dos filhotes você deverá redobrar as atenções com a alimentação dos pais. Procure fornecer alimentos que sejam mais fáceis para a fêmea comer. Ovo cozido, jiló, couve e outras verduras para pássaros são boas opções, assim como uma boa farinhada de ovo. Estes alimentos são facilmente consumidos pela fêmea e regurgitados para os filhotes. Os filhotes crescem muito rapidamente, e por isso necessitam de comida o tempo todo.

Você não precisará dar comida, água, esquentar ou fazer qualquer outra coisa com o filhote de periquito-australiano. Lembre-se que os pais estão lá para isso! Relembrando, o único cuidado que você deve ter é deixar a disposição a melhor alimentação para periquitos que você poder oferecer. Normalmente os periquitos são ótimos pais e todos os filhotes conseguirão crescer e se desenvolver de forma correta.

Limpando o ninho dos periquito-australiano

A medida que os filhotes crescem, o ninho começará a ficar muito sujo. Após uns 5 a 6 dias do nascimento você deverá conferir o estado do ninho, e se for o caso, retire os filhotes. Deixe-os em um local aonde os pais possam ver. Em seguida faça a limpeza do ninho. Para isso basta raspar e tirar toda a sujeira presente.

Se você tiver um mini aspirador de pó, poderá tirar o excesso de pó, caso contrário, dê umas batidas no ninho, para reduzir a quantidade. Confira os pés dos filhotes, pode ser que alguma sujeira esteja grudada, neste caso pegue água morna e delicadamente vá passando e amaciando, até que seja possível retirar.

Desenvolvimento dos filhotes de periquito-australiano

O filhote de periquito-australiano fica praticamente sem nenhuma pena até por volta dos 8 dias de vida, e também estarão com os olhos fechados, a partir daí as penas vão começar a aparecer e seus olhos a abrir. Com cerca de 18 dias eles ficam andando por todo o ninho, estão atentos e observam tudo o que acontece ao seu redor.

A partir daí o desenvolvimento fica ainda mais acelerado e com cerca de 30 dias ele começa a abandonar o ninho, e também tentam comer sozinhos. Com no máximo mais 1 semana eles já estarão prontos para viverem sem a ajuda dos pais. Quando os seus filhotes crescerem eles poderão ficar bonitos como os destas fotos de periquito-australianos.

Cuidados com Filhote de Periquito-australiano

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!