Na natureza o curió defende arduamente seus domínios caso outra ave se aproxime do ninho. Em uma criação não será muito difícil reproduzir o curió, desde que o local de acasalamento reproduza as características do habitat natural.
Você poderá criá-lo em viveiros ou gaiolas. No caso dos viveiros para curió, você pode colocar pequenas árvores no seu interior, já com as gaiolas coloque bastante material para fazer o ninho.
O mais importante é colocar as gaiolas ou os viveiros em um local arejado, que não seja escuro, não sofra correntes de ar e nem excesso de calor ou frio.
Se for possível, deve receber os raios solares da manhã, desta forma ficará mais fácil para reproduzir o curió.
Melhor época para reproduzir o curió
Os curiós estarão prontos para iniciarem a reprodução em casa após um ano de idade. O período de acasalamento no Brasil vai de setembro até o fim de março.
A fêmea de curió botará de 2 a 3 ovos por postura e a eclosão ocorre cerca de 12 dias após o inicio do choco.
Os ninhos mais recomendados são feitos de bucha e são semelhantes aos dos canários e bicudos. O casal reprodutor deve estar com muita saúde, sem nenhum sinal de doença e/ou tristeza.
Outro ponto importante é que a fêmea deve ter de 1 a 4 anos de idade, que é seu melhor período de postura, embora algumas possam continuar chocando por mais tempo.
Preparativos para reproduzir o curió
Para que o acasalamento do curió aconteça, coloque o macho e a fêmea inicialmente em gaiolas separadas, ou em criadeiras com divisórias no meio, deixando-os próximos.
Você pode conferir boas gaiolas e ninhos para curió clicando aqui.
O macho começará a cantar para a fêmea e esta deverá pedir “gala” ao macho. Após uns 20 a 30 minutos de observação você poderá tirar a divisória. Imediatamente o macho deverá realizar a “cobertura” da fêmea.
Repita o processo por dois a três dias, até que a fêmea bote o primeiro ovo (cerca de 2 a 4 dias após a primeira gala). Com 06 dias de choco você poderá fazer o teste da ovoscopia, caso desejar.
Se for chocar em viveiro você pode deixar os dois pássaros juntos, mas fique atento a agressões excessivas. Caso tenha algum problema com ovos gorados ou pouco interesse na reprodução, você poderá usar a vitamina “E”.
Como cuidar dos filhotes após o nascimento?
Os filhotes assim que nascem precisam de uma grande variedade de alimentos para que possa se desenvolver adequadamente.
Por volta do 12º dia de vida deve-se colocar a anilha. Algumas fêmeas costumam rejeitar os filhotes após a colocação da anilha, para evitar isto você pode cobrir a anilha com um esparadrapo ou outro material fosco da cor da perna do filhote.
Você também pode pendurar as anilhas próximas do ninho, assim a fêmea vai se acostumando com elas.
Após os filhotes de curió nascerem, eles levarão cerca de 10 a 14 dias para começarem a sair do ninho.
É nesse período que os filhotes começam a exercitar as asas e as pernas, por isto, você deve colocar o ninho em lugar baixo para evitar que os filhotes morram por uma eventual queda.
Com 20 a 25 dias os filhotes começam a gorjear, ou seja, iniciam a cantoria. Com cerca de 30 a 35 dias eles já se alimentam sozinhos e você deve retirá-los da companhia dos pais.
Isso é muito importante porque o macho poderá feri-los se ouvir cantos de outros pássaros. Esperamos que você tenha muito sucesso ao reproduzir o curió em sua criação.
Como Reproduzir o curió
Auto Amazon Links: No products found.