Saiba Tudo Sobre o Calafate

O calafate possui o nome científico de Lonchura oryzivora. Ele pertence a família Estrildidae e em inglês é chamado de Java sparrow. É popularmente conhecido como pardal-de-java e pássaro-do-arroz. São pássaros pequenos, bonitos e tranquilos, fazendo com que o adorável calafate seja muito popular em gaiolas e aviários por muitos anos. Por serem aves que não necessitam de contato físico com os donos, ao contrario de uma calopsita por exemplo, eles são muitas vezes procurados como opções maravilhosas para proprietários de aves que sejam muito jovens ou idosos.

Calafate

Distribuição do calafate

O pássaro calafate é uma ave originária das ilhas de Java, Bali e, provavelmente, Madura, na Indonésia. Posteriormente foram amplamente introduzidos em muitas partes do mundo, tornando-se “nativos” destas regiões. Antigamente, era difundido e abundante na sua região natal, mas os números caíram desastrosamente. O calafate pode ser difícil de ser encontrado, principalmente em Java. As populações selvagens (na Indonésia, pelo menos) também aparentemente estão caindo rapidamente.

Características físicas do calafate

Os calafates são aves pequenas com média de 12 a 15 centímetros de comprimento do bico à ponta dos penas da cauda. Por causa de seu pequeno tamanho, eles tornaram-se aves de estimação muito populares entre aqueles que não têm espaço suficiente para abrigar uma grande espécie de ave.

Eles têm bicos impressionantes! Estes parecem poder fazer alguns danos sérios, porém os calafates são inofensivos. Os machos e as fêmeas de calafate são praticamente idênticos na aparência. Há uma série de maneiras de distinguir entre machos e fêmeas. Os machos, por exemplo, normalmente vão cantar e executar uma dança característica.

Normalmente o Pardal-de-java têm costas cinzentas, cabeça e penas da cauda pretos, tórax de barrigas num tom cinzento-canela, e grandes manchas brancas em suas bochechas. Algumas pessoas dizem que eles se parecem com pinguins em miniatura. Eles têm bicos laranja-avermelhado brilhantes e pele cor de laranja em suas pernas e pés.

Outra característica distintiva do calafate é o fino anel laranja ao redor de seus olhos. Os machos e as fêmeas da espécie apresentam a mesma coloração em sua plumagem. Existem várias mutações de cor disponíveis no comércio de animais. Quando adequadamente tratados em cativeiro, o Pardal-de-java podem viver até 10 anos. É claro que existem alguns relatos de pássaros que tem vivido por mais tempo.

Identificando machos e fêmeas de calafate

A melhor maneira de diferenciar o sexo dos calafates é olhando o macho na época de reprodução. Veja que o cúlmen (parte superior do bico, em especial quando o bico se encontra com a cabeça) fica bem inchado. A cor da região vai ficar num tom de vermelho vivo nos machos. O anel ao redor dos olhos também ficará mais forte nos machos do que nas fêmeas, contudo o bico é mais fácil de perceber.

Diferenças do Calafate Macho e Fêmea

Alimentação do calafate

Estes pássaros se tornaram famosos por comerem basicamente arroz quando estão soltos na natureza. Em cativeiro ele prefere comer uma boa mistura de sementes de alta qualidade. Muitos proprietários relatam sucesso alimentá-los com misturas de sementes que são vendidos para periquitos-australianos. Para uma alimentação equilibrada, a alimentação do calafate deve ser complementada com itens como frutas, legumes e verduras frescas.

Reprodução do calafate

O calafate reproduz melhor quando estão em uma colônia. Desta forma os pássaros prontamente podem estimular um ao outro para a reprodução. O macho vai carregar pedaços de palha para o ninho antes de realizar a dança do acasalamento para a fêmea. Ele, muitas vezes, curva-se diante dela, estala seu bico, e salta no poleiro para exibir-se para a fêmea.

Alguns machos podem não cantar durante a exposição para a fêmea. Fêmeas receptivas irão solicitar a cópula ficando abaixada no poleiro e tremendo o rabo. Uma pequena briga pode ocorrer após o acasalamento. A fêmea de calafate irá botar de 4 a 6 ovos, que irão nascer após 15 a 16 dias, estando os filhotes prontos para serem separados dos pais após os 35 dias de vida.

Você deve colocar caixas ninho do tamanho usado pelos periquitos-australianos. O material usado na construção deve ser grosso, como fibra de coco ou capim seco. Os casais podem construir um ninho volumoso e redondo, feito de grama e fibra, com uma entrada lateral. Alguns casais podem revestir o interior do ninho com penas.

Ambas as aves irão incubar os ovos durante o dia, mas somente a fêmea incuba durante a noite. Após o nascimento dos filhotes, forneça alimentos de forma abundante, especialmente ovo cozido ou farinhada a base de ovo, e até mesmo larvas de tenébrio. Os filhotes de calafate irão dormir no ninho até que eles estejam prontos para serem separados.

Reproduzir o Calafate

Comportamentos sociais do calafate

Eles são pássaros sociais porém são muito tímidos para ter uma verdadeira interação humana direta. Em vez disso, eles são mais indicados para serem criados em casais ou em pequenos bandos dentro de uma gaiola espaçosa ou num aviário. Se você está pensando em comprar um Pardal-de-java, seria ideal que você pudesse ter, pelo menos, dois ou até mesmo três. Estas aves não podem ser mantidas isoladamente ou irão ficar muito deprimidas, sem ter outro passarinho para lhes fazer companhia!

Atividades para o calafate

O calafate, como a maioria das espécies de tentilhões, são pássaros pequenos e extremamente ativos, que parecem ter quantidades infinitas de energia. Devido a isso, e porque eles não gostam da manipulação humana, eles devem ter a disposição uma gaiola de voo que seja alta, para que eles tenham espaço para voar, brincar, escalar, saltar, e fazer exercícios físicos. Estas aves são animais de estimação ideais para pessoas que não têm tempo suficiente para se relacionar e interagir com um papagaio ou outro pássaro, porque não é necessário que o retire da gaiola para brincar.

Potenciais problemas na criação de calafate

Se você está interessado em manter o Pardal-de-java como animal de estimação, é importante fazer uma boa pesquisa, tanto quanto possível, e aprender tudo o que puder sobre esses passarinhos, e ler este guia já é um ótimo sinal. Eles são conhecidos por serem uma espécie muito resistente e raramente adoecem, se cuidadas adequadamente. Se você estiver empenhado em oferecer os melhores cuidados possíveis aos seus Pardais de Java, certamente será recompensado com animais de estimação saudáveis e felizes, que serão muito divertidos de assistir e ouvir.

Aonde comprar calafate

Antes de trazer para casa um casal ou um pequeno bando de calafates, converse com criadores locais e reunir suas dicas sobre como fornecer o melhor ambiente em casa para estas aves. Você pode até considerar juntar o seu clube sociedade avicultura ou aves locais para que você possa aprender com as experiências dos outros membros.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!