Vamos falar sobre alguns dos principais cuidados com filhotes de canário-belga. Desde o nascimento até a separação dos pais!
Nesta fase, os filhotes requerem muito cuidado e atenção, já que um pequeno erro poderá significar a morte de toda a ninhada.
Existem certas técnicas que são bastante conhecidas para cuidar de um canário-belga filhote.
Você tem que conhecê-las para melhorar a sua criação e a vida dos recém nascidos.
Devo retirar o macho e deixar a fêmea chocando sozinha?
Alguns criadores costumam retirar o macho quando a fêmea começa a chocar ou após o nascimento do filhote de canário-belga.
Isso normalmente acontece apenas em grandes criações comerciais ou então quando o macho é um canário-belga campeão.
Em pequenas criações você poderá tranquilamente deixar o macho juntamente com a fêmea.
Fazendo isso ele irá ajuda-la a chocar e cuidar dos filhotes, facilitando a vida da fêmea.
Outro cuidado importante é que você não deverá ficar mexendo na gaiola durante o período de reprodução dos canários-belgas com frequência, a não ser para trocar a água e comida.
Quando a fêmea estiver fazendo o ninho, botando ou criando os filhotes, o ideal é que ela fique em um ambiente tranquilo.
Evite locais com grandes movimentações, correntes de ar ou qualquer coisa que possa atrapalhar ou assustar os pais.
A tranquilidade é uma das chaves do sucesso de uma criação de belgas.
O que os filhotes de canário-belga devem comer quando nascerem?
Ao nascer o filhote de canário-belga é extremamente frágil e dependente dos pais.
Um ponto de destaque é que eles geralmente são excelentes pais, facilitando assim os cuidados com filhotes de canário-belga.
Isso torna sua tarefa bem mais simples. Para que os filhotes possam se desenvolver de forma satisfatória, basta que deixemos a disposição uma alimentação farta e variada, composta por:
- Verduras de cor verde escuro, como couve, mostarda e chicória;
- Legumes como jiló, cenoura e pepino, frutas como maça e laranja;
- Sementes variadas como alpiste, painço, aveia e niger.
Além disso, uma boa farinhada a base de ovo, que pode ser feita em sua ou comprada pronta em lojas, irá auxiliar os pais.
Normalmente uma mistura de sementes para canários-belgas, que é facilmente encontrada em lojas agropecuárias, será o ideal para alimentar os pássaros. Muitos criadores optam por oferecer ração extrusada.
Nossa sugestão é que você teste os dois alimentos, oferecendo o que melhor se adaptar.
Alguns criadores de canário-belga fornecem pão amanhecido molhado no leite. Caso queira testar, o preparo é bem simples, basta pegar o pão e mergulhar na água.
Em seguida dê uma boa apertada nele para retirar o excesso, mergulhe no leite e esprema novamente.
Tanto o pão quanto a farinhada a base de ovo devem ser colocadas na gaiola de manhã e retiradas no final do dia, pois acabam fermentando com facilidade.
Principais cuidados com filhotes de canário-belga
Com 15 a 20 dias de nascido os filhotes deixam o ninho, e ao completar um mês de idade eles já estão aptos a se alimentarem sozinhos.
Nesta fase eles irão preferir alimentos mais macios como frutas, verduras e as farinhadas.
Você poderá separar as crias e colocá-los em uma outra gaiola, que deve ser mais comprida. Tais gaiolas são conhecidas como voadeiras para canário-belga.
Estas gaiolas devem ter muito alimento e que seja facilmente encontrado pelos canários. Você pode inclusive deixar um pouco de comida no chão da gaiola.
Lembre-se também de colocar o bebedouro em uma parte baixa. Além dos alimentos mais macios, deixe a mistura de sementes a disposição do filhote de canário-belga.
As fêmeas de canário-belga podem arrancar as penas dos filhotes para fazer um novo ninho e iniciar uma nova postura. Se isto acontecer você poderá deixar os filhotes apenas com o pai, ou então colocar grades divisória na gaiola.
Fazendo isso os pais podem terminar de alimentar as suas crias e continuar a se preparem para uma nova ninhada.
Esperamos que tenha gostado de saber os principais cuidados com filhotes de canário-belga. Após separar os filhotes, você deve deixa-los ouvindo bons cantos de canário-belga.