A Importância da Vermifugação de Pássaros

A grande maioria dos proprietários de pássaros não realizam a vermifugação de seus animais! Saiba porém que este procedimento é muito importante. Tais medicamentos irão prevenir que as aves sejam atacadas por diversas verminoses, evitando assim que fiquem fracas e mais susceptíveis a doenças.

A Importância da Vermifugação de Pássaros

Porque é importar vermifugar os pássaros?

Quando há a presença de alguma espécie de verme, seja no sangue ou no intestino, os pássaros tendem a ficar doentes mais facilmente. Isso se deve à queda da imunidade. Eles poderão apresentar diarreia e redução na absorção dos nutrientes no intestino. Isso faz com que ele perca peso e fique fraco, podendo até acabar morrendo. A vermifugação de pássaros merece grande destaque em todas as criações comerciais e também para quem tem, por exemplo, um periquito australiano apenas em casa.

Principais tipos de vermes de pássaros

  • Singamose: “Syngamus trachea” – verme da traqueia;
  • Heteraquediose: “Heterakis spp”
  • Ascaridiose: “Ascaridia spp”
  • Capilariose: “Capillaria spp”
  • Amidostomose: “Amidostomum anseris”
  • Tricostrongilose: “Trinchostrongylus tenuis”

Sintomas do ataque de vermes nos pássaros

Entre os sintomas característicos de um pássaro que está infectado por uma verminose podemos destacar a tosse, bico entreaberto, cabeça trêmula, perda de apetite, emagrecimento, dificuldade de respirar, dispneia, fraqueza, a ave fica mexendo direto no bico, como se quisesse tirar algo, fica sacudindo a cabeça, fica no chão do viveiro ou gaiola, chiado, asas caídas, fica embolado e com penas eriçadas.

Como posso fazer a vermifugação de pássaros

A vermifugação das aves é muito fácil de ser realizada. Existem diversos vermífugos para pássaros que são facilmente administrados. Geralmente basta pingar um certo número de gotas na água do seu passarinho. É importante ressaltar que a quantidade de gotas vai variar de acordo com o tamanho da ave, a quantidade de aves que estão sendo tratadas na mesma gaiola e do produto utilizado.

Na hora de vermifugar seu pássaro, deixe apenas uma fonte de água, mesmo que você tenha mais de uma ave, isso é feito para que você tenha certeza que todos os pássaros estão bebendo a medicação.

Quando fazer a vermifugação de pássaros

Normalmente a vermifugação de pássaros é feita duas vezes no ano. Dê o medicamento 1 mês antes e imediatamente após o período de reprodução. Lembre-se de vermifugar todos os novos pássaros que você venha comprar, e não se esqueça de que os vermes passam de uma ave para outra.

A Importância da Vermifugação de Pássaros

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 4 votos - Média: 4.5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!