O tucano-toco é uma ave cujo nome científico é Ramphastos toco. Ele pertence a família Ramphastidae e em inglês é conhecido como Toco Toucan.
Seu nome científico significa “ave de bico grande como uma espada que faz seu ninho no oco do pau”. É popularmente conhecido como tucanuçu, tucano-grande e tucano-boi.
Distribuição do tucano-toco
Ele é encontrado na florestas tropicais da América do Sul, Guianas, Argentina, Amazônia, Piauí, Goiás, Tocantis, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e até Santa Catarina.
É o único tucano que é encontrado em campos abertos, como o cerrado.
Devido a ocorrência constante do desmatamento os tucanos-toco estão procurando a zona urbana em busca de alimentos, aumentando assim o seu habitat.
Características físicas do tucano-toco
Ele mede cerca de 65 centímetros, fora o bico, que pode medir até 22 centímetros.
Chega a pesar cerca de 520 gramas e não apresenta dimorfismo sexual. A plumagem é preta da coroa ao dorso e no ventre.
Ao redor dos olhos tem a pele nua e amarelada. As pálpebras são azuis, o papo é branco e a plumagem sob a cauda é avermelhada.
Nos filhotes deste tucano o bico é curto e amarelo, sem a mancha preta. A pele ao redor dos olhos é esbranquiçada e a garganta é amarela.
O bico é constituído de tecido ósseo esponjoso, formando uma estrutura areada, isso o deixa mais leve e, portanto, não dificulta o voo.
Seu voo é exótico, voa com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado.
Para dormir o tucano-toco vira a cabeça e descansa o bico nas costas.
Sua língua também é bem estranha. Ela é longa, estreita, achatada horizontalmente e chega a medir de 12 a 14 centímetros.
As asas do tucano são arredondadas e sua cauda é estreita e proporcional ao corpo. Esta espécie não suporta temperaturas baixas.
Em criações devem ficar em viveiros grandes, especialmente em zoológicos.
Alimentação do tucano-toco
É um ave que se alimenta de tanto de vegetais quanto de outros animais. Eles possuem o organismo adaptado para digerir estes alimentos, ou seja, são onívoros.
Os principais alimentos da sua dieta são insetos, lagartos, artrópodes, ovos, filhotes de outras aves e principalmente frutos.
Seu hábito alimentar é diurno e ele costuma descer ao solo para aproveitar-se dos frutos que estejam maduros.
Reprodução do tucano-toco
Esta espécie se reproduz na primavera. O ninho é feito no alto de árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costuma botar de dois a seis ovos que são incubados pelo período de 16 a 20 dias.
O casal se reveza na alimentação dos filhotes.
A aparência do filhote de tucano-toco é relativamente estranha. Seu bico é grande e o corpo pequeno.
Os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas.
Os principais predadores dos tucanos-toco são os macacos que saqueiam o ninho, gaviões e claro, os seres humanos.
O preço do tucano-toco está a partir de R$4000,00 nos criadores licenciados junto ao IBAMA.
Saiba Tudo Sobre o tucano-toco
Canto do tucano-toco
A vocalização dos tucanos-toco é bem simples. Eles emitem apenas um som que lembra o coaxar de uma rã, mas também podem emitir gorjeios.
Alguns indivíduos conseguem fazer sons que lembram um latido.
Você pode baixar o canto do tucano-toco em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.