Saiba Tudo Sobre o Sanhaço-frade

O sanhaço-frade é uma ave da família Thraupidae seu nome científico é Stephanophorus diadematus. Em inglês ele é conhecida como Diademed Tanager. Esta ave é conhecida popularmente como azulão-da-serra, cabeça-de-velha e frade. Tem o costume de viver aos pares, dificilmente sendo avistado em bandos maiores.

sanhaço-frade

Distribuição do sanhaço-frade

Ele pode ser encontrado em Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Seu habitat é em mata fechada, densa e intocada, principalmente serras e beira de rios, mas também já foi avistado em cumes das serras

Características físicas do sanhaço-frade

O tamanho quando adulto é de 18 a 20 centímetros de comprimento, pesando cerca de 40 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. O macho é azul escuro, com listras pretas nas asas. A coroa da cabeça é branca, e no centro, uma pequena crista de cor vermelha. Possui uma máscara de cor preta e os olhos são castanhos.

Já a fêmea apresenta uma cor um pouco mais pálida, especialmente no branco da cabeça e vermelho da crista, a qual é menor. Os filhotes têm a plumagem cor de fuligem.

Alimentação do sanhaço-frade

O sanhaço-frade é um pássaro frugívoro, ou seja, ele tem o costume de comer frutas. Com frequência é possível vê-lo comendo maçã, mamão, laranja, goiaba, caqui, banana entre outros. Também pode comer legumes como cenoura, berinjela, jiló e beterraba ou verduras como escarola, serralha e couve. Em cativeiro uma boa ração extrusada para sabiás poderá ser usada.

Reprodução do sanhaço-frade

O período de reprodução do sanhaço-frade é durante a primavera e o verão. Atinge a maturidade sexual aos 12 meses de idade, daí começa a fazer o ninho, em forma de taça, onde geralmente irá botar entre 3 e 4 ovos por ninhada, conseguindo reproduzir de 2 a 3 vezes por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias, podendo ser separados da mãe aos 35 dias de idade.

O ninho na natureza é feito de fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. Em cativeiro o ninho tem o formato de xícara, feito em arame e sisal, com 12 centímetros de diâmetro e 6 centímetros de profundidade.

Canto do sanhaço-frade

Canto melodioso, variado, lembrando o canto do azulão, e juntamente com sua cor azulada, acaba por vezes sendo confundido.

Como baixar ou ouvir cantos de sanhaço-frade

Você pode baixar o canto do sanhaço-frade em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto de sanhaço-frade Galopado

Canto de sanhaço-frade Guajuvira

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!