Saiba Tudo Sobre o Rabo-branco-de-garganta-rajada

O beija-flor rabo-branco-de-garganta-rajada possui o nome científico de Phaethornis eurynome. Ele pertence a família Trochilidae e em inglês é chamado de Scale-throated Hermit. Um dos nomes populares no Brasil é rabo-branco-da-mata.

Saiba Tudo Sobre o Rabo-branco-de-garganta-rajada

Distribuição do rabo-branco-de-garganta-rajada

Este beija-flor pode ser encontrado na Mata Atlântica desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. Também está presente no extremo leste do Paraguai e em Misiones, na Argentina. É uma espécie que ocorre principalmente em áreas florestais, sendo ocasionalmente encontrado em locais semiabertos ao lado das matas onde habitam.

Pode ser encontrado nos mesmos locais que o beija-flor rabo-branco-pequeno, sendo que é bem semelhante a este, diferindo basicamente no tamanho. Outra espécie comumente vista com ele é o rabo-branco-acanelado, sendo que este possui plumagem de cor diferente.

Características físicas do rabo-branco-de-garganta-rajada

Quando adultos eles podem atingir cerca de 16 centímetros de comprimento e pesar de 5 a 6 gramas. As penas de sua cabeça são de cor preto-amarronzada. As partes superiores do corpo são verde-amarronzadas e as asas pretas. As cauda possuem as penas centrais de voos bem grandes e com a cor brancas. Já as penas laterais são pretas com branco nas extremidades. Como seu nome sugere, a garganta é cheia de pequenas listas negras.

Alimentação do rabo-branco-de-garganta-rajada

Alimentam-se basicamente do néctar de flores. É muito comum de ser visto em flores das bromélias, helicônias, justícias e brincos-de-princesa, entre diversas outras. Eles também podem se alimentar de pequenos artrópodes, tais como formigas e aranhas.

Reprodução do rabo-branco-de-garganta-rajada

Os ninhos deste beija-flor costumam ser construídos no interior da mata e ficam dependurados em árvores ou outros locais semelhantes. Não costumam ficar muito longe do solo e normalmente estão próximos de fontes de água. Eles irão utilizar de materiais macios, tais como capim e musgo, na construção. Costumam fazer a postura de 2 ovos que serão chocados por cerca de 17 dias. Com cerca de 22 a 23 dias os filhotes começam a deixar o ninho, ficando com os pais por mais alguns dias.

Como baixar ou ouvir cantos do rabo-branco-de-garganta-rajada

Você pode baixar o canto do beija-flor rabo-branco-de-garganta-rajada em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do Rabo-branco-de-garganta-rajada

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 4 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.