Saiba Tudo Sobre o Rabo-branco-acanelado

O rabo-branco-acanelado é um beija-flor que possui o nome científico de Phaethornis pretrei. Ele pertence a família Trochilidae e em inglês é chamado de Planalto Hermit. No Brasil ganhou outros nomes populares tais como limpa-casa, beija-flor-de-rabo-branco e rabo-branco-de-sobre-amarelo. É um dos beija-flores mais comuns de serem avistados, especialmente, na região sudeste do Brasil.

Saiba Tudo Sobre o Rabo-branco-acanelado (1)

Distribuição do rabo-branco-acanelado

Este pássaro pode ser encontrado desde o leste da Bolívia até praticamente todo o Paraguai. No Brasil é encontrado desde o Maranhão até o noroeste do Rio Grande do Sul. Tem preferência por habitar áreas abertas e semiabertas tais como bordas de matas, campos e cerradões. Também poderá ser avistado em matas ciliares, matas de galeria e em praças e jardins de áreas urbanas.

Características físicas do rabo-branco-acanelado

Ele possui penas de um tom amarronzado e um bico preto que é levemente encurvado para baixo. Um dos seus principais pontos de destaque são a cauda longa, sendo que cada pena irá terminar com uma ponta branca, criando assim um grande destaque com o centro negro e com penas de voos centrais que são prolongadas. Quando adultos irão medir cerca de 15 centímetros e pesarão cerca de 6 gramas. Pode parecer pouco mas ele é uma das maiores espécies de beija-flores do Brasil.

Alimentação do rabo-branco-acanelado

Alimenta-se principalmente do néctar que é coletado nas flores, mas também poderá consumir pequenos artrópodes, tais como besouros, formigas e aranhas. São aves diurnas e ficarão praticamente o dia inteiro em busca de alimentos graças ao seu metabolismo extremamente acelerado.

Reprodução do rabo-branco-acanelado

Possuem um ritual de conquista onde o macho buscará chamar a atenção da fêmea mostrando a sua boca, a língua e a mandíbula. Tais partes são bem coloridas e acabam por conquistar a pretendida. O macho também exibe as penas da cauda em forma de leque e em seguida inicia-se um voo nupcial, com os dois0perseguindo e piando um para o outro.

O casal irá construir um ninho que ficará pendurado na vegetação e que geralmente é bem camuflado. Também é comum encontrar seus ninhos em construções humanas como casas e depósitos. Ela utilizará pequenos galhos e especialmente musgo e restos de plantas para conseguir fazer isto, fixando tudo com teias de aranha e saliva. A postura quase sempre será de 2 ovos que serão incubados por 12 a 15 dias. Os filhotes do beija-flor rabo-branco-acanelado deixarão o ninho após três semanas de nascimento.

Como baixar ou ouvir cantos do rabo-branco-acanelado

Você pode baixar o canto do rabo-branco-acanelado em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do rabo-branco-acanelado

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.