Plantas que Atraem Pássaros

A simples presença de uma planta em um ambiente já o deixa mais atraente para os pássaros. Porém existem plantas que favorecem mais a avifauna por oferecerem recursos específicos. A melhor alternativa em residências que buscam atrair pássaros é plantar espécies que produzam néctar e frutos carnosos. Estes são os preferidos pelas aves. Existe uma grande variedade de plantas que atraem pássaros. Você poderá usar e abusar delas, deixando a sua casa mais bonita e alegre.

Plantas que Atraem Pássaros

Plantas que atraem pássaros pelo néctar

As plantas produtoras de néctar são chamadas de nectaríferas. Elas normalmente o disponibilizam o néctar em grandes quantidades. As flores geralmente são grandes e chamativas, nas cores vermelha e amarela. Essas flores não só atraem pássaros nectarívoros, como o beija-flor e a Cambacica, como também pássaros em busca das próprias partes florais ou de insetos.

Entre as plantas de pequeno porte mais atrativas estão a helicônia, a russélia, o malvavisco, o Camarão-escarlate, a marianinha, o Brinco-de-princesa, a Ruélia-vermelha, o Pingo-de-sangue e o Brinco-de-cabra. Entre as plantas de porte maior estão a eritrina, a Lanterna-japonesa, a grevílea, a Escova-de-garrafa, o ingá, a Escova-de-macaco, o Ipê-amarelo, a paineira e a Pata-de-vaca.

Plantas que atraem pássaros pelo fruto

Os frutos também atraem um amplo conjunto de aves. Aqui podemos destacar o sabiá-laranjeira, sanhaços, maritacas, saíras e o bem-te-vi. Eles estão em busca de sua polpa ou de suas sementes ricas em óleos, carboidratos e vitaminas. É importante saber a composição dos frutos para prever que conjunto de pássaros visitará seu jardim.

Entre as plantas de pequeno porte com frutos mais atrativos estão as bromélias, Framboesas-de-mato e a ardísia. Entre as plantas de médio a grande porte estão a calicarpa, o Fruto-de-sabiá, a Alegria-dos-pássaros, a embaúba e as árvores frutíferas mais comuns, como a pitangueira, jambolão, jabuticabeira, amoreira, mamoeiro e outras.

Dicas finais para atrair pássaros

Vale ressaltar que essas plantas existem em variados tamanhos. Nem todas se adaptarão ao clima da sua região e ao ambiente que você está planejando. Como falamos, elas podem interagir e atrair grupos distintos de pássaros. Por isso, é importante adequá-las ao espaço disponível para o plantio e ao interesse de observação dos moradores. A melhor opção é usar a área disponível para plantar espécies que se complementem em tipos de recursos disponibilizados, e em florescimento e frutificação ao longo do ano.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!