Saiba Tudo Sobre o Beija-flor

O pássaro beija-flor é muito conhecido por todo o Brasil devido as suas características únicas. Ele é um verdadeiro xodó das florestas brasileiras e admirado por colecionadores e estudiosos de todo o mundo. Cheio de peculiaridades, o pássaro beija-flor é um verdadeiro sucesso entre as pessoas que buscam atrair pássaros para seus jardins e quintais. Quem vê um beija-flor conseguir ficar relaxando enquanto veem estas pequenas aves plainando por entre as flores.

Saiba Tudo Sobre o Beija Flor

Distribuição do beija-flor

Ao contrário do que muita gente pensa, o beija-flor não é um pássaro exclusivamente Brasileiro. Ele está estabelecido por toda a extensão das Américas, sendo que podemos encontrar a sua espécie desde as partes geladas do norte do Alasca até as florestas longínquas da terra do fogo, no Ushuaia.

A maior diversidade da espécie deste pássaro está concentrada nas florestas que se estendem do Brasil até a região do Equador. Também é chamado no Brasil de colibri. Ele pode ser encontrado em cerca de 108 gêneros conhecidos, além de ter 322 espécies catalogadas.

Características do beija-flor

A primeira curiosidade do beija-flor é o seu tamanho. Ele é uma ave de pequeno porte, que normalmente mede entre 6 e 10 centímetros. O peso fica na média apenas entre 2 a 6 gramas. Isso o faz ser uma das espécies mais leves do reino animal.

Todo o seu corpo foi projetado para realizar à sua atividade principal, que é buscar as flores de que se alimenta. Começando pelo seu bico alongado, que varia em comprimento e forma entre as espécies. Ele é adaptado para caber em cada tipo de flor específica que o seu habitat oferece.

A sua língua, que é praticamente invisível aos olhos humanos, é bifurcada e bem comprida, e serve especificamente para extrair o néctar das flores.

Toda a sua composição muscular e óssea está desenvolvida para realizar um voo rápido e ágil. A principal fama dessa pequena espécie é a sua habilidade única de parar completamente no ar e voar para trás, mostrando completo controle do voo. O batimento das asas de um pássaro beija-flor pode chegar a até 80 por segundo, um número inimaginável para os humanos, e que desafia a física e a biologia estudadas por nós.

O coração do beija-flor bate 480 vezes por minuto quando em repouso e inacreditáveis 1.260 vezes por minuto quando está voando. Tamanha quantidade de batimentos faz com que ele tenha que ficar se alimentando freneticamente. Veja o bengali-vermelho, outro belo pássaro.

Saiba Tudo Sobre o Beija-flor

Canto do beija-flor

Você pode baixar o canto do beija-flor em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do beija-flor

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!