O periquito-verde é uma ave da família Psittacidae. Seu nome científico é Brotogeris tirica, que significa “periquito tirica, aquele que produz som humano de tilintar”.
Em inglês ele é conhecido como Plain Parakeet, e no Brasil também é chamado como periquito, periquito-verdadeiro e periquito-rico.
Distribuição do periquito-verde
É uma ave originária da Mata Atlântica. No Brasil habitam no Estado de Alagoas, Bahia até o Rio Grande do Sul, especialmente em florestas, áreas abertas como parques, jardins e pomares.
Características físicas do periquito-verde
Ele mede cerca de 21 centímetros e pesa em torno de 70 gramas. Sua plumagem é verde brilhante e seu bico é alto e recurvado.
O macho adulto normalmente é mais robusto, o bico é um pouco maior e a cabeça é mais quadrada.
Os machos são falantes e possuem a capacidade de imitar qualquer tipo de som quando ensinado e domesticado desde a infância.
A expectativa de vida deste periquito é de aproximadamente 20 anos
Alimentação do periquito-verde
O periquito-verde costuma buscar o seu alimento nas copas das árvores.
Esta espécie se alimenta de frutas como coquinho, manga, jabuticaba, goiabas, laranjas-lima, mamões, jacas, bananas, coquinho-jerivá, maçã, coco verde e seco, melancia e pera.
Adoram flores do suinã, das mangueiras, jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras, mamoeiros e jaqueiras.
Também não dispensam insetos, larvas e sementes de girassol. Tem o hábito de segurar a comida com um dos pés para levar ao bico.
Em criações uma boa ração extrusada para aves de bico curvo, como calopsitas, poderá ser utilizada sem problemas.
Reprodução do periquito-verde
A maturidade sexual do periquito se inicia a partir de 2 anos de idade. Não existem diferenças visíveis entre machos e fêmeas, sendo necessário fazer o exame de DNA caso queira ter certeza.
Um hábito comum nesta ave é o galanteio, ou seja, macho e fêmea ficam arrumando as penas um do outro e também se acariciando.
O periquito-verde é monogâmico e costuma fazer seu ninho em cavidades ou no meio do emaranhado de ramos em coqueiros.
O casal em período reprodutivo permanece frequentemente dentro do ninho, mesmo durante o dia. Colocam 4 ovos brancos por temporada e a incubação dura cerca de 26 dias.
Os ovos são arredondados e brancos, sendo chocados pela fêmea que é alimentada pelo macho.
Os pais alimentam os filhotes regurgitando lhes comida no bico.
A reprodução não inibe totalmente o contato social com o bando, ou seja, é possivel ver vários casais próximos. Os filhotes deixam o ninho após cinco semanas de vida.
Saiba Tudo Sobre o periquito-verde
Como baixar ou ouvir cantos de periquito-verde
Você pode baixar o canto do periquito-verde em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.