O periquito-rei é uma espécie de ave da família Psittacidae. Seu nome científico é Eupsittula aurea, que significa “periquito bom e dourado”. Em inglês ele é chamado de Peach-fronted Parakeet.
A ave é conhecida popularmente como cabecinha-de-coco, coquinho-de-ouro, jandaia-coquinho, periquito-estrela, jandaia-estrela, aratinga-estrela, jandaia, ararinha, maracanã-de-testa-amarela e periquito-cabeça-de-coco.
Distribuição do periquito-rei
Pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Suriname e Brasil. Presente principalmente da margem sul do rio Amazonas até o Paraná.
No Brasil está presente ao norte do rio Amazonas, no Pará e no Amapá.
Presente em grande variedade de habitats como:
- florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude,
- savanas áridas,
- campos de gramíneas e de cultura de baixa altitude, subtropicais ou tropicais, sazonalmente úmidos ou inundados,
- florestas secundárias altamente degradadas,
- cerrado, buritizais e manguezais.
Características físicas do periquito-rei
O periquito-rei mede cerca de 27 centímetros, pesando cerca de 84 gramas. Sua expectativa de vida chega aos 30 anos. A plumagem é predominante verde.
A testa, à parte da frente da cabeça e a área ao redor dos olhos é alaranjado. A parte de trás da cabeça e partes da nuca são azuis, as bochechas, a garganta e a parte superior do peito são verdes amarronzado claro.
A parte debaixo do peito, o abdômen e a região coberta pelo rabo são verdes claros, já as penas primárias são verdes amareladas com as pontas azuis.
A parte externa das penas secundárias é azul, o lado inferior do rabo é verde amarelado, a íris é vermelha alaranjada, o bico é preto e os pés são cinzas.
A região ao redor dos olhos nos filhotes são cinza. Não possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea de periquito-rei são visualmente semelhantes.
Esta espécie geralmente segura os frutos com o pé direito e retiram as sementes com o bico, ingerindo-as posteriormente. Após a ingestão da semente, o fruto é solto pelo bico, caindo no solo.
Tem uma pequena capacidade de reprodução da voz humana, sendo capaz de repetir algumas palavras. É bom “assobiador”, aprendendo com certa facilidade a assobiar hinos e músicas.
Alimentação do periquito-rei
Os periquitos-Rei alimentam-se da maior parte da semente, fazendo uma pequena incisão com o bico no fruto, geralmente próximo de uma das bordas.
Sua preferência alimentar é pelas sementes das frutas, no entanto alimenta-se também da polpa. Sua alimentação é a base de mangas, jabuticabas, goiabas, laranjas, mamões, mulungus, tapiá, tanheiro, laranja, banana, caju e sementes de palmeira.
É um grande apreciador de flores e cupins alados. Em criações o periquito-rei tem uma boa aceitação ao ser alimentado com uma boa mistura de sementes, como painço, alpiste, aveia, senha e milho verde cru.
Reprodução do periquito-rei
O casal é monogâmico. Se reproduz em meados de setembro e vai até dezembro, colocando de 2 ovos a 4 ovos em cada ninhada que são incubados somente pela fêmea por aproximadamente 26 dias.
Esse pássaro utiliza palmeiras ocas, árvores ocas, barrancos, cupinzeiros, e formações rochosas para fazer seus ninhos.
Os filhotes de periquito-rei são alimentados com frutos e sementes quebradas, regurgitados pelos pais, e permanecem cerca de 52 dias no ninho até começarem a procurar o seu próprio alimento.
Veja também informações sobre o periquito-da-caatinga.
Saiba Tudo Sobre o periquito-rei
Como baixar ou ouvir cantos de periquito-rei
Você pode baixar o canto do periquito-rei em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.