A patativa possui o nome científico é Sporophila plumbea. Ela pertence a família Thraupidae e é conhecida em inglês como Plumbeous Seedeater.
Ele é conhecido popularmente como patativa-da-serra, patativa-do-cerrado, patativa-verdadeira e patativa-azul.
Distribuição da patativa
A espécie podem ser encontrada nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.
No Brasil podemos encontrá-los na Amazônia, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso, Piauí, noroeste da Bahia e Rio Grande do Sul.
Seu habitat natural é em campos com gramíneas altas, cerrados, vegetação à beira de rios, buritizais e outros locais pantanosos.
Características físicas da patativa
É uma espécie de porte pequeno e mede aproximadamente 10 a 13 centímetros de comprimento. O macho tem as penas num tom preto-cinza-azulado.
As fêmeas e aves jovens são pardos e com as partes inferiores brancas. A coloração do bico varia entre o negro, o cinzento e o amarelo.
Ela também é uma ave muito sociável, de fácil adaptação territorial e bastante resistente a doenças.
Alimentação da patativa
Esta ave é granívora. Sua principal alimentação é constituída de sementes como o painço preto, amarelo, verde e vermelho, niger, arroz, alpiste, senha e sementes de gramíneas, principalmente as braquiárias.
Em criações uma boa mistura de sementes para canários-belga dará conta do recado. Estas misturas são facilmente encontradas em Pet Shops e demais lojas de produtos para animais.
Reprodução da patativa
Tem uma certa facilidade para reproduzir esta ave em criações. Na natureza o ninho tem o formato de uma xícara aberta, rasa e rala, feito basicamente com teias de aranha e inflorescências de Eragrostis.
O ninho fica a cerca de 70 centímetros do solo, em média e é feito predominantemente em pequenos arbustos dos gêneros Eupatorium, Escallonia e Myrcia.
Já no criações os ninhos de corda, com cerca de 9 centímetros de diâmetro são bem aceitos. A reprodução acontece nos meses da primavera e do verão.
Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. A incubação, tarefa exclusiva das fêmeas, dura 12 a 13 dias, ficando cerca de 30 dias no ninho, após o nascimento.
O casal irá se revezar para cuidar dos filhotes de patativa. até que eles tenham cerca de 35 dias de vida, quando estarão aptos a viverem sozinhos.
Canto da patativa
A patativa macho é uma ave canora especial, bastante apreciada e cobiçada por conta do seu canto, que possui o timbre fino, suave e triste.
Canta durante o dia, tarde e noite, tendo o hábito de imitar outros pássaros, como o bem te vi. Já a fêmea de patativa não costuma cantar.
Por falar em canto, você já escutou um uirapuru-vermelho cantando e dançando?
Saiba Tudo Sobre a patativa
Como baixar ou ouvir cantos de patativa
Você pode baixar o canto da patativa em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.