Saiba Tudo Sobre o Papagaio-ecletus

O papagaio-ecletus possui o nome científico de Eclectus roratus. Ele pertence a família Psittacidae e em inglês é chamado de Eclectus parrot. Ele é uma espécie de ave muito amigável e inteligente. A maioria irá começar a se enturmar assim que começam a passar mais tempo com seus seus donos, e se darão ainda melhor se tiverem um bom tempo de socialização incorporado em sua rotina diária. Conheça outras espécies de Papagaios.

papagaio-ecletus

Distribuição do papagaio-ecletus

A ave é originária da Austrália, Nova Guiné e Ilhas Salomão.

Características físicas do papagaio-ecletus

Os papagaios-ecletus são conhecidas pelo dimorfismo sexual. Isso significa que você pode saber o sexo da ave pela cor de suas penas. Os machos possuem uma cor verde esmeralda brilhante, com os bicos alaranjados brilhantes e toques de vermelho e azul debaixo das suas asas. As fêmeas, por outro lado, são principalmente de cor vermelho brilhante, com o bico preto e marcas roxas no peito e caudas. Quando adulto podem chegar a medir entre 17 e 20 centímetros do bico à cauda. Podem viver de 30 a 50 anos, ou até mais.

Alimentação do papagaio-ecletus

O ecletus tem um trato digestivo especializado, que é diferente de muitas outras espécies de aves. Devido a isso eles precisam ser alimentados com uma dieta rica em fibras e composta por frutas frescas, legumes e carboidratos, como macarrão cozido. Sementes e ração podem ser oferecidas a um papagaio-ecletus, mas com moderação. Alguns proprietário, por precaução, evitam fornecer misturas alimentares que contêm corantes artificiais. Os corantes poderiam fazer com que seu animal de estimação perdesse a sua cor bonita!

Cuidados com o papagaio-ecletus

São aves ativas e precisam de muito espaço para se exercitar. Eles devem ter acesso a um grande playground para pássaros. Se for possível também a uma área que seja segura para pássaros, no qual possa subir, voar e explorar. Ou seja, nada de ventilador ligado, fogão, janela aberta etc… Exercício adequados ajudam a manter a saúde física e mental do seu pássaro. Isso é uma necessidade para se ter um animal de estimação feliz e saudável.

Charmoso, atraente e inteligente, o papagaio-ecletus é uma ave cativante, que se tornam animais de estimação impressionantes. Suas belas cores, a capacidade de falar, e personalidades adoráveis tem sido muito apreciada para estabelecê-los como um dos papagaios de estimação mais populares disponíveis.

A maioria dos ecletus podem ser mantidos em uma gaiola com outros pássaros, porém alguns têm tendências ciumentas. Certifique-se de dar ao seu papagaio-ecletus a quantidade adequada de seu tempo e atenção, quando introduzi-lo no seu novo aviário.

papagaio-ecletus irá se apegar a você!

Estas aves são muito sociais e afetuosas. Eles apreciam cada momento que possam ficar interagindo com suas famílias. Qualquer pessoa que esteja pensando em ter um ecletus deverá primeiro ter a certeza de que eles têm tempo suficiente para gastar com seu animal de estimação. Os ecletus são tão inteligentes e frequentemente se tornam muito sensíveis, podendo facilmente ficar estressados. Isso acontece especialmente se começam a sentir-se negligenciados.

Embora ambos, machos e fêmeas da espécie, possam ser animais de estimação maravilhosos, muitos proprietários afirmam que os machos tendem a ser um pouco mais treináveis e agradáveis do que as fêmeas. É importante notar, no entanto, que as fêmeas podem ser menos dependentes de seus proprietários e serem capazes de lidar com situações estressantes melhores do que os machos.

Baixa ou ouvir o canto do papagaio-ecletus

Você pode baixar o canto do papagaio-ecletus em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do papagaio-ecletus

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!