O gavião-carijó é uma ave de rapina da família dos Acipitrídeos. Seu nome científico é Rupornis magnirostris, sendo conhecido em inglês como Roadside Hawk.
Ele é conhecido vulgarmente pelos nomes anajé, gavião-indaié, gavião-pinhel, gavião-pega-pinto, inajé, gavião-pinhé, indaié, Pega-pinto e Papa-pinto. Ele apresenta hábitos diurnos.
Distribuição do gavião-carijó
Esta ave pode ser encontrada no México à Argentina e em todo o território Brasileiro.
Os habitats naturais são nas matas exóticas, várzeas com herbáceas, matas nativas restauradas, matas mistas em regeneração, matas nativas virgens, valetas de drenagem, matas e campos em regeneração espontânea e até mesmo nos ambientes urbanos arborizados.
Características físicas do gavião-carijó
Esta ave tem um porte médio. Mede cerca de 36 centímetros de comprimento e pesa de 250 a 300 gramas. As fêmeas deste gavião são maiores que os machos.
As aves adultas apresentam a base do bico amarelo e a ponta do bico preto, a cabeça e a parte superior das asas são marrons, mas tornam-se cinzas à medida que a ave envelhece.
O peito é ferruginoso, a barriga e as pernas são brancas e finamente barradas com listras marrons que a torna carijó.
A base da cauda é branca com duas listras pretas bem visíveis na extremidade da cauda.
Suas asas são beges com finas listras escuras, elas são largas e de comprimento médio adequadas para planar em espaços abertos.
O gavião-carijó costuma voar com a sua parceira, batendo rapidamente as asas e plainando em círculos, chamando a atenção pela gritaria que produz.
Alimentação do gavião-carijó
É estritamente carnívoro. Alimenta-se de aves, lagartos, lagartixas, cobra, mariposas, cigarras, besouros, gafanhotos, morcegos, ratos, aranhas, coelhos, lebres, pintinhos e frangos.
Reprodução do gavião-carijó
O período reprodutivo acontece no verão. Os ninhos são feitos no topo das árvores. Eles são construídos com gravetos e revestido por folhas, ficando com cerca de meio metro de diâmetro.
A incubação é realizada somente pela fêmea e cabe ao macho alimentar sua companheira durante todo este período. A postura é de 2 ovos brancos manchados de marrom, que são incubados por 30 dias.
Geralmente apenas 1 filhote de gavião-carijó irá sobreviver até conseguir voar, quando será tratado pelos pais por alguns meses, até que consiga sobreviver sozinho.
O macho vigia o ninho, mesmo durante a caça, vocalizando algumas vezes para a fêmea que responde ao chamado. Se houver algum invasor no seu ambiente ele se torna agressivo, afugentando-o com voos rasantes e gritos assustadores.
As fêmeas possuem um aparelho reprodutivo diferente, uma vez que ela possui dois ovários, ao contrário de outras espécies que só possuem o ovário esquerdo.
É comum o casal construir novos ninhos para a postura, no entanto são escolhidos locais bem próximos ao antigo.
Canto do gavião-carijó
Ele vocaliza durante todo o ano, e durante o período reprodutivo a vocalização torna-se ainda mais intensa. Aproveite para saber mais informações sobre a harpia.
Saiba Tudo Sobre o gavião-carijó
Como baixar ou ouvir cantos de gavião-carijó
Você pode baixar o canto do gavião-carijó em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.