Saiba Tudo Sobre o Diamante-bichenov

O diamante-bichenov possui o nome científico de Poephila Bichenovii e ele pertence a família Estrildidae. Eles também são conhecidos como corujinhas, pois sua aparência lembra a de uma coruja, mas seu tamanho é bem menor. Também pode ser chamado de mandarim-pálido ou simplesmente bichenov. Em inglês é chamado de Double-barred finch. Seu nome é uma alusão às listras contidas em sua plumagem, que são pretas e brancas.

Saiba Tudo Sobre o Diamante-bichenov

Distribuição do diamante-bichenov

O bichenov é originário da Austrália, sendo que algumas subespécies podem ser encontradas no Timor. Eles gostam de ambientes secos e abertos e não suportam baixas temperaturas. Savanas e pastagens gramadas e densas, com árvores dispersas, são os locais preferidos. Vivem em bandos e às vezes até se misturam com outras espécies.

Características físicas do diamante-bichenov

Medem em torno de 08 a 10 centímetros. Eles são pequenos e “gordinhos” e sua plumagem é basicamente cinza e preta. Seu peito é cinza mais claro, quase branco, enquanto que o dorso é cinza mais escuro, ou castanho bem escuro, com uma faixa preta em volta do pescoço, rosto e outra em seu peito. As penas de sua asa são rajadas de cinza e preto, sua cauda é fina e preta, seu bico embora pequeno é bem forte e tem cor cinza. A distinção entre o macho e a fêmea é apenas um pequeno detalhe, de que a fêmea tem o peito mais claro que o macho, mas é quase imperceptível.

Alimentação do diamante-bichenov

São aves granívoras, ou seja, se alimentam de grãos, frutas, sementes e brotos, que são facilmente quebradas por seu bico muito forte. Em alguns casos podem comer pequenos insetos, mas a preferência é realmente os grãos e sementes.

Reprodução do diamante-bichenov

Em época de acasalamento os machos emitem uma nota mais aguda em seu canto, buscando chamar a atenção da fêmea. Vale a pena ressaltar que essa espécie pode reproduzir o ano todo, portanto não há uma época específica para isso. Depois de acasalar o macho ajuda na construção do ninho e ali a fêmea põe de 4 a 5 ovos, que devem eclodir no período de 15 dias. Ambos os pais irão ajudar a cuidar dos recém nascidos.

Como baixar ou ouvir cantos do diamante-bichenov

Você pode baixar o canto do diamante-bichenov em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do diamante-bichenov

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 4.5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!