A coruja-listrada possui o nome científico de Strix hylophila, pertence a família Strigidae e é popularmente conhecida como Corujão. Em inglês é conhecida como Rusty-barred Owl.
É uma coruja considerada rara e pouco estudada. É uma ave estritamente noturna, fazendo com que seu avistamento seja ainda mais complicado.
Durante o dia costuma ficar escondida em buracos naturais ou na folhagem densa da mata, aproveitando-se de sua camuflagem.
Distribuição da coruja-listrada
Ela está presente desdo o Paraguai e nordeste da Argentina, até o sul e sudeste do Brasil. É encontrada em em diversos tipos de formações florestais pertencentes a Mata Atlântica.
Na região sudeste prefere habitar floretas mais altas, no topo das serra, porém no sul está mais associada a florestas de baixada.
Características físicas da coruja-listrada
Esta é uma coruja de porte médio, medindo entre 32 e 40 centímetros e pesando de 250 até 400 gramas. Geralmente as fêmeas de corujão são um pouco maiores do que os machos.
Ela ganhou seu nome popular devido as suas penas listradas, que possuem uma coloração geral num tom castanho-avermelhada na cabeça, dorso, asas e cauda.
As partes de baixo de seu corpo são brancas e com grandes barrados de cor castanho-ferrugíneo, especialmente no peito.
O rosto possui um disco facial de tom canela, com algumas linhas ao redor dos olhos escuros, e sua garganta possui penas brancas que aparecem com mais clareza quando ela está vocalizando.
Alimentação da coruja-listrada
Sua dieta está baseada na caça de pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e artrópodes no interior ou na borda das matas onde habita, sempre ao cair da noite e durante a madrugada.
Reprodução da coruja-listrada
A reprodução acontece entre agosto e outubro, quando irá utilizar ocos em paredões e troncos de árvores. Frequentemente elas precisam disputar tais espaços com outras espécies.
Essa espécie é bem vocal durante o período reprodutivo. O casal costuma vocalizar com grande frequência durante o dia.
Após o acasalamento a fêmea fará a postura de 2 a 3 ovos. Somente ela os irá chocar por cerca de 30 dias.
Os filhotes de coruja-listrada receberão os cuidados dos pais por aproximadamente 4 meses, momento em que estarão totalmente independentes e poderão seguir sua vida independente.
Canto da coruja-listrada
A vocalização da espécie pode ser ouvida ecoando pelo seu habitat por praticamente todo o ano.
Ela geralmente produz de 5 a 9 notas que vão aumentando de volume com o passar do tempo, formando um “crô-crô-crô”.
Aproveite para conhecer mais informações sobre o gavião-pernilongo.
Saiba Tudo Sobre a coruja-listrada
Como baixar ou ouvir cantos da coruja-listrada
Você pode baixar o canto do coruja-listrada em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.