Como Diferenciar o Curió Fêmea do Macho?

Existem algumas diferenças entre os machos e fêmeas de curió. A mais visível é a cor das penas. O macho adulto apresenta a coloração do manto preto com o ventre castanho-avermelhado e uma mancha branca em cada asa. Já as fêmeas são amarronzadas, com o ventre pardo. Outra forma de diferenciar o curió fêmea do macho é através do bico. O curió macho tem um bico mais grosso e forte. Já o da fêmea é meio arredondado e mais delicado. Vale lembrar que as dicas acima valem para pássaros adultos. Para filhotes o método mais seguro é o exame de DNA.

Diferenciando o curió fêmea do macho

curió Fêmea e Macho

Exame de DNA para sexar curiós

Pode parecer algo complicado e caro, mas o exame em si é fácil de ser feito e não custa muito. Com cerca de R$20,00 é possível fazer o teste. O exame de DNA é a forma mais segura para diferenciar os filhotes já que eles nascem pardos, como as fêmeas adultas. Somente após alguns meses é que os machos ficam com a plumagem adulta. Geralmente o exame é feito retirando algumas penas da ave, enviando-as pelos correios até o laboratório. Eles irão fazer o teste e você saberá o resultado imediatamente, através da internet.

Estas belas aves tem um grande valor no mercado de compra e venda de pássaros. Isso faz com que a criação de curió seja muito difundida e praticada no Brasil. Após separar os machos é importante ter um bom canto de curió para que eles possam aprender, então não perca tempo e escolha o seu favorito.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!