A caturrita é uma ave da família Psittacidae cujo nome científico é Myiopsitta monachus. Em inglês ela é chamada de Monk Parakeet.
Seu nome significa “periquito monge com a cor de camundongo”. Popularmente é conhecida como catorra, caturita, cocota, periquito-barroso e papo-branco. Conheça outras espécies de papagaios.
Distribuição da caturrita
Esta espécie pode ser encontrada nas regiões do pantanal, nos pampas a leste dos Andes na Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil.
Seu habitat é principalmente nas florestas secas, florestas de galeria, plantações e áreas urbanas a até 1000 m de altitude.
Características físicas da caturrita
As caturritas adultas têm 28 a 30 centímetros de comprimento. Possuem uma envergadura de até 53 centímetros e chegam a pesar cerca de 120 gramas.
Elas tem penas verdes no dorso. Já a barriga, o peito, a garganta e a testa são cinzas. O bico é laranja e pequeno. No peito a plumagem é escamada.
As asas e a cauda possuem penas longas azuis. Possuem íris marrom escuro e não apresentam dimorfismo sexual.
Vivem em grandes bandos de até 100 indivíduos e não são aves migratórias. Esta é uma espécie bastante escandalosa, com um vocabulário amplo de gritos altos e ruídos de vibração.
Alimentação da caturrita
Na natureza a alimentação das caturritas é composta por milho, painço, sorgo, girassol e outras sementes de arbustos. Também come algumas frutas, nozes, frutos, flores, brotos e insetos.
Os alimentos favoritos incluem cardo, sementes de grama e frutos de palmeiras. Se alimentam das sementes e frutos de plantas ornamentais exóticas.
Em criações as sementes fornecidas por seres humanos são aceitas com facilidade. Eles usam seu bico grande para consumir sementes e morder grandes pedaços de frutas.
Reprodução da caturrita
A época de reprodução ocorre de julho a novembro. A fêmea de caturrita constrói o ninho com gravetos, nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores como eucaliptos, coqueiros, e também butiazeiros.
Os casais nidificam com o resto do seu bando e podem formar ninhos comunitários. O ninho chega a um metro de diâmetro e suporta até 200 quilos de peso.
Os ninhos são utilizados para os pássaros se esconderem da chuva, para dormir e também para a reprodução.
Cada postura é em torno de 11 ovos e a mortalidade dos filhotes é baixa, onde cerca de 7 conseguem chegar a idade adulta. A eclosão ocorre após 24 dias.
Os filhotes de periquito-barroso são alimentados via regurgitação por cerca de 40 dias.
Aos 40 dias de vida os filhotes estão pesando cerca de 110 gramas e estarão prontos para procurar o seu próprio alimento na companhia dos pais.
Curiosidades da caturrita
Esta ave é considerada uma praga no sul do Brasil, especialmente nos locais que cultivam milho e sorgo, além de frutas, uma vez que as aves vão até estes locais em busca de alimentos.
Esse problema tende a aumentar, uma vez que as plantações cada vez mais ocupam o espaço que antes era o habitat natural da ave.
Essa fonte fácil de alimentos, bem como a diminuição cada vez maior de seus predadores, como o gavião e o falcão-peregrino, fizeram com que os números da espécie tenham aumentado facilmente.
Saiba Tudo Sobre a caturrita
Como baixar ou ouvir cantos de caturrita
Você pode baixar o canto da caturrita em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.