O chupim, cujo nome cientifico é Molothrus Bonariensis pertence a família Icteridae e em inglês é chamado de Shiny Cowbird. Em algumas localidades ele é conhecido como Chopim, Vira-bosta, Azulego, Maria-preta, chupim-vira-bosta, Melro, Godero, Gaudério e Godelo.
Distribuição do chupim
Ele é um pássaro nativo do Brasil, sendo encontrado em praticamente todo território nacional e também no Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.
Características físicas do chupim
As aves desta espécie apresentam plumagem preta-azulada uniforme e muito brilhante.
Dependendo da iluminação elas ficam totalmente pretas, o que faz algumas pessoas a confundirem com o Pássaro Preto.
As penas da cabeça são estreitas e pontudas, o bico, também negro, é cônico e liso, com sulcos na base. Quando adultos chegam a medir 22 centímetros de comprimento.
O macho distingue-se da fêmea por ter um reflexo metálico azulado quando o sol bate em suas penas. É uma ave migratória, desaparecendo na época de inverno e reaparecendo no verão.
Normalmente não se faz a sua criação em casa. Vale lembrar que este pássaro é bastante semelhante ao pássaro-preto, porém são aves distintas.
Parasitismo do chupim
Eles são considerados como “parasitas”, pois tem o hábito de não fazer seu próprio ninho, preferindo por seus ovos no ninho de outras aves, para que estas criem seus filhotes.
É comum ver pequenos pássaros, especialmente o tico-tico, tratando de filhotes, que geralmente são maiores.
Isto faz com que os “pais adotivos” tenham grande trabalho para tratar e criar os recém nascidos.
Outro detalhe interessante é que normalmente os filhotes nascem antes do que os “irmãos adotivos”, assim o “parasita” consegue se desenvolver mais rápido, e os filhotes originais normalmente não conseguem sobreviver.
Sempre é visto aos bandos, que pousam sobre os gramados e ali vão andando procurando sementes e insetos.
Alimentação do chupim
A alimentação habitual na natureza é constituída principalmente de sementes e insetos.
O pássaro tem o hábito de fuçar nas fezes do gado, procurando por sementes mal digeridas, e isto lhe deu um nome popular de Vira Bosta, pelo qual é muito conhecido.
Eles também costumam seguir o gado para capturar alguns insetos que ficam nas proximidades, e também seguem arados, comendo as minhocas que por ventura apareçam.
Acasalamento do chupim
Ele se reproduz entre os meses de julho e dezembro. O casal não constrói qualquer tipo de ninho, mesmo assim a fêmea irá realiza a postura de 2 a 4 ovos. Normalmente ela coloca 1 ovo em cada ninho parasitado.
Estes ovos são incubados pela mãe adotiva por um período de 11 a 12 dias.
Saiba Tudo Sobre o chupim
Como baixar ou ouvir cantos de chupim
Você pode baixar o canto do chupim em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.