O surucuá-de-barriga-amarela possui o nome científico de Trogon Rufus e pertence a família Trogonidae. Em inglês ele é chamado de Black-throated Trogon.
Também é conhecido como surucuá-dourado no Brasil. Seu nome científico vem do grego e do latim, significando “ave devoradora de cor amarela”.
Distribuição do surucuá-de-barriga-amarela
Este pássaro de visual exuberante, no Brasil, é encontrado na região amazônica, bem como é frequentador comum de nossas regiões litorâneas.
Em matas primárias e secundárias costuma ficar nas partes baixas e médias da floresta e também pode ser avistado em regiões montanhosas.
Fora do país pode ser avistado em boa parte da América do Sul, desde as guianas até o nordeste da Argentina.
Características físicas do surucuá-de-barriga-amarela
Em média esta ave mede 25 centímetros de comprimento e pesa entre 52 e 55 gramas.
Como o próprio nome diz, a principal característica tanto do macho quanto da fêmea é a barriga amarela, porém são diferentes em alguns aspectos específicos.
A parte superior do peito do surucuá macho é verde acobreado e ele também é mais colorido em relação à fêmea. Suas pálpebras são azuis, sendo um pouco mais claras do que a penugem azul do pescoço.
Já as asas são pretas ou cinza bem escuro, e a cauda rajado de cinza escuro e branco. Apresenta também uma fina cauda barrada.
Já as fêmeas de surucuá possuem uma cor cinza escuro, tendo apenas a barriga realçada de amarelo. Sua cauda também é barrada como o do macho.
Eles vivem sozinhos ou em casais, mas nunca em bandos. Eles possuem uma incrível agilidade quando voam a distancias curtas, porém, quando há a necessidade de voar em distâncias maiores, seu voo será ondulado.
Alimentação do surucuá-de-barriga-amarela
No geral se alimenta de insetos mas também aprecia comer frutos, momento em que exerce com eficiência a função de espalhar sementes pelo seu habitat.
Reprodução do surucuá-de-barriga-amarela
Procura cupinzeiros e ocos de árvores para fazer seus ninhos, que no geral são pouco elaborados. Normalmente a fêmea fará a postura de 2 a 4 ovos que serão encubados por cerca de 18 dias.
O macho ajudará a fêmea a chocar os ovos e cuidar dos filhotes recém nascidos. Conheça também a choquinha-de-asa-ferrugem.
Saiba Tudo Sobre o surucuá-de-barriga-amarela
Como baixar ou ouvir cantos do surucuá-de-barriga-amarela
Você pode baixar o canto do surucuá-de-barriga-amarela em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.