O tauató-pintado é um gavião que possui o nome científico de Accipiter poliogaster. Ele pertence a família Accipitridae e é conhecido em inglês como Grey-bellied Hawk.
É um dos mais raros gaviões brasileiros e em Minas Gerais encontra-se criticamente ameaçado.
Distribuição do tauató-pintado
Ele pode ser encontrado na Venezuela, Guiana, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai, sendo ainda registrado em regiões isolados do norte, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.
Habita florestas tropicais, subtropicais, matas de araucária e florestas ripárias
Características físicas do tauató-pintado
Ele mede cerca de 38 a 50 centímetros de comprimento. É o maior espécime do gênero Accipiter no Brasil. Seu corpo é robusto, com cabeça e bico atarracados, asas curtas e cauda com barras escuras.
As penas dos adultos são principalmente nas cores preta e branca, enquanto os mais jovens são mais coloridos. Em todas as idades, a cera, o anel ao redor dos olhos e a região loral são amarelos.
Isso faz com que ele possua um rosto bem amarelado, assim como seus pés e pernas.
A única diferenciação entre macho e fêmea é o tamanho, já que as fêmeas são bem maiores.
Os filhotes, como falamos, são bem diferentes, assemelhando-se ao gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus).
Isso possivelmente é uma forma de afugentar macacos e outros gaviões que poderiam predar o filhote ainda no ninho, já que o gavião-de-penacho é um grande predador de macacos.
Alimentação do tauató-pintado
Vários aspectos da sua vida ainda são desconhecidos, porém acredita-se que sua alimentação seja composta principalmente por grandes aves, que captura no interior e na borda das matas ou nas capoeiras que frequenta.
Ele é capaz de caçar tanto na parte inferior quanto nas partes superiores da floresta, ficando por vezes pousado em um galho, espreitando a sua presa.
Reprodução do tauató-pintado
O único relato sobre seu processo reprodutivo deu-se no ano de 2011, quando foi visto um ninho construído com diversos ramos, localizado a cerca de 18 metros de altura, em cima de uma arvore.
A fêmea de tauató-pintado fez a postura de 2 ovos, que foram incubados apenas por ela.
O filhote de tauató sai do ninho com cerca de 50 dias de vida e continuou a ser alimentado pelos pais por mais 40 dias, até tornar-se independente.
Saiba Tudo Sobre o tauató-pintado
Como baixar ou ouvir cantos de tauató-pintado
Você pode baixar o canto do tauató-pintado em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.