O taperuçu-de-coleira-branca possui o nome científico de Streptoprocne zonaris e pertence a família Apodidae. Em inglês é chamado de White-collared Swift.
no Brasil também é conhecido como Andorinhão e Andorinhão-de-coleira. É uma espécie bem comum e não está ameaçada de extinção, sendo que é fácil avistar bandos enormes, com 500 ou mais indivíduos.
Distribuição do taperuçu-de-coleira-branca
Ele pode ser encontrado em uma longa faixa de distribuição, desde o sudeste do México até o noroeste da Argentina. No Brasil está presente principalmente na região sudeste e no sul.
Quase sempre evitará ficar nos locais mais secos do nordeste e também na floresta amazônica.
Este taperuçu tem preferência por locais abertos, semiabertos e florestais, sempre procurando ficar próximos a cursos d’água.
Os grandes bandos tem costume de pernoitar em cavernas úmidas ou em fendas de cachoeiras.
Características físicas do taperuçu-de-coleira-branca
E o maior pássaro da família Apodidae que pode ser encontrado no Brasil. Sua principal característica é a coleira branca que circula todo o pescoço.
Outra característica marcante é sua grande velocidade, sendo considerada uma das aves mais rápidas do país, alcançando mais de 100 quilômetros por hora.
Quando adultos terão cerca de 22 centímetros de comprimento e pesarão entre 85 e 110 gramas.
Eles por vezes acabam sendo confundidos com andorinhas e ganhando até mesmo alguns nomes populares. Mas vale ressaltar que pertencem a uma outra família e também a outra ordem taxonômica.
Para se ter ideia seus parentes mais próximos são os beija-flores!
Tanto os taperuçus quanto os Andorinhões possuem pernas relativamente curtas e por isso é bem complicado para que eles consigam pousar e ficar sobre galhos e fios de energia, assim como as outras aves fazem.
Alimentação do taperuçu-de-coleira-branca
Durante o dia ficam sobrevoando os campos em busca do alimento preferido, que são insetos. Ao avistar uma presa em potencial ele irá voar em sua direção, capturando-a ainda durante o voo.
Também costumam sobrevoar incêndios florestais sempre em busca de insetos fugindo das chamas.
Reprodução do taperuçu-de-coleira-branca
O casal irá se reproduzir em fendas de paredões rochosos e úmidos. Seu ninho será feito com pequenos galhos, pedrinhas, musgos e fibra vegetal, sendo que tudo isso será unido com barro e saliva dos pais.
A fêmea de taperuçu geralmente fará a postura de 2 ovos que serão chocados por ambos os pais, os quais também serão responsáveis por alimentar os recém nascidos.
Saiba Tudo Sobre o taperuçu-de-coleira-branca
Como baixar ou ouvir cantos do taperuçu-de-coleira-branca
Você pode baixar o canto do taperuçu-de-coleira-branca em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.