A corujinha-do-mato é uma ave da família Strigidae, cujo nome científico é Megascops choliba, sendo conhecida em inglês como Tropical Screech-Owl.
É conhecida popularmente como coruja-do-mato, caboré-de-orelha e mochinho-do-mato.
Ela tem hábitos estritamente noturnos, ficando escondida durante boa parte do dia. É possível ouvir alguns pios, mas é difícil localizá-la.
Distribuição da corujinha-do-mato
Esta espécie pode ser encontrada da Costa Rica até o Norte da Argentina, abrange grande parte da América do Sul ao leste dos Andes.
É uma ave muito comum no Brasil, vivendo em ambientes como nas savanas com algumas árvores, mata de galeria, clareiras e bordas de mata, áreas semiabertas com árvores, parques urbanos, áreas residenciais arborizadas e no cerrado.
Características físicas da corujinha-do-mato
A corujinha-do-mato é uma ave pequena, mede em torno de 20 a 24 centímetros de comprimento e pesa de 95 a 160 gramas.
Suas características são peculiares, ao lado da cabeça as penas dão o formato de “orelhas”.
Os olhos são amarelos. A face é cinza com um contorno negro. Peito cinza com rajados escuros e verticais sobre finas listras transversais. Dorso cinza amarronzado com bolas e rajas escuras.
O filhote de corujinha-do-mato não possui as “orelhas” e os riscos escuros na plumagem.
Alguns indivíduos adultos possuem uma plumagem ferrugínea e outros cinzas.
Alimentação da corujinha-do-mato
Alimenta-se basicamente de insetos, mas também pode alimentar-se de pequenos roedores e morcegos.
Reprodução da corujinha-do-mato
Essa espécie se reproduz entre janeiro a julho e regularmente entre maio e setembro-outubro no sul do continente. No litoral norte da Bahia, a reprodução começa em setembro e pode se estender até o mês de maio.
O longo período reprodutivo da corujinha, é uma excelente estratégia evolutiva, uma vez que a alta competitividade entre espécies sobre o local para nidificar favorecem sempre as espécies mais fortes.
Assim como as demais corujas, ela não constrói ninhos. Acabam utilizando-se de ninhos de pica-paus abandonados, ocos de árvores, cupinzeiros ou cavidades em barrancos.
São postos de 2 a 3 ovos, e somente a fêmea de corujinha-do-mato realiza a incubação. O período de incubação é de 29 a 30 dias.
Com 6 dias de vida os filhotes abrem os olhos e começam a aparecer os primeiros canos de penas nas costas e nas asas.
Com 9 dias de vida, já é possível perceber qual será a coloração da plumagem se cinza ou ferrugínea.
Com 15 dias de vida a fêmea para de aquecer os filhotes, mas fica por perto do ninho escondida no meio da vegetação para vigiá-los.
Normalmente aos 30 dias de vida os filhotes se tornam independentes.
Quando eles percebem a presença de intrusos próximos do ninho, eles fingem estar mortos dentro do ninho, mas se forem removidos do ninho eles atacam utilizando-se dos bicos e garras.
Conheça um pouco mais sobre o jacurutu, um verdadeiro oposto em relação ao tamanho desta corujinha.
Saiba Tudo Sobre a corujinha-do-mato
Como baixar ou ouvir cantos da corujinha-do-mato
Você pode baixar o canto da corujinha-do-mato em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.