Saiba Tudo Sobre o Galo-de-campina

O galo-de-campina possui o nome científico de Paroaria Dominicana. Ele pertence a família Thraupidae, sendo conhecido em inglês como Red-cowled Cardinal. Também é conhecido como cardeal-do-nordeste, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha. É um dos animais típicos do Nordeste, sendo um dos mais bonitos da região. Ele é muito confundido com o Cardeal.

Saiba Tudo Sobre a Criação de galo-de-campina

Distribuição do galo-de-campina

Originalmente é encontrada no sertão nordestino porém está expandindo sua distribuição geográfica, especialmente devido a interferência do homem, seja positiva ou negativamente. Por exemplo, devido ao desmatamento ele passou a habitar locais que antigamente eram ocupadas por florestas. Isso fez com que eles fossem se aproximando cada vez mais do litoral.

A beleza de suas penas fez com que a espécie fosse largamente perseguida por contrabandistas de animais, o que fez ele ganhar diversos lares do Brasil. Devido a isso, a espécie acabou chegando ao Sudeste Brasileiro e após algumas fugas das gaiolas acabou se reproduzindo em liberdade, criando populações estáveis fora do Nordeste.

Características físicas do galo-de-campina

Ele mede cerca de 17 centímetros de comprimento. Apresenta a plumagem da cabeça e da garganta em um tom vermelho bastante forte e bonito, com penas curtas e eretas, especialmente na nuca do macho. A parte de cima do corpo é acinzentada, com algumas penas negras no alto e brancas na base. Normalmente se reúne em bandos fora da época de reprodução.

Alimentação do galo-de-campina

A alimentação em cativeiro do galo-de-campina é composta basicamente pelo alpiste. Você também poderá fazer uma mistura de sementes, especialmente arroz com casca, painço, milho moído, aveia descascada, girassol e linhaça. Outros bons alimentos são as verduras, como couve, almeirão, agrião e mostarda.

Na época da reprodução dos pássaros você deverá fornecer larvas de tenébrio para ajudar na criação dos filhotes. As frutas mais apreciadas pelo pássaro são a laranja, banana, mamão e a maçã.

Acasalamento na Criação de Galo de Campina

Reprodução do galo-de-campina

Com cerca de 10 meses de idade a fêmea já está pronta para o acasalamento. Saiba que é interessante esperar até que ela tenha pelo menos 1 ano de vida. A gaiola para reprodução do galo-de-campina deve ter pelo menos 80 centímetros de comprimento por 40 centímetros de altura e largura.

O ninho é do tipo taça, feito com arame e bucha vegetal e com cerca 12 centímetros de diâmetro. Você deverá deixar material a disposição para que o casal faça o ninho, como por exemplo sisal, raíz de capim ou crina de cavalo.

Canto de galo-de-campina

Um detalhe interessante é que tanto o macho quanto a fêmea de galo-de-campina podem cantar. Seu canto é bem forte e lento, tendo por volta de 12 assobios conhecidos. Escutar o galo-de-campina cantando é um “passatempo” muito comum entre os amantes deste belo pássaro, por isso disponibilizamos alguns áudios de um bom galo de campina cantador para que você possa escutar, caso não tenha este pássaro em sua região.

Saiba Tudo Sobre o galo-de-campina

Como baixar ou ouvir cantos de galo-de-campina

Você poderá simplesmente clicar no botão de play para escutar o belo canto do galo-de-campina, ou então poderá salvá-lo em seu computador. Para baixar o canto basta acessar clicar com o botão direito do mouse em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha onde o áudio será salvo.

Canto de galo-de-campina

Canto do galo-de-campina Açoitando

Fêmea de galo-de-campina Cantando para Esquentar Macho

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 3 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!