Splayed Legs – Filhotes com Pernas Abertas

É comum que os filhotes de pássaros, especialmente os que chocam em ninhos de madeira, desenvolvam uma doença de pássaros chamada Splayed Legs. Basicamente faz com que os filhotes fiquem com as pernas abertas. Isso impossibilita que eles fiquem em pé, em uma posição normal. Infelizmente o filhote de calopsita desta postagem acabou morrendo. Não tivemos como salvá-lo, mas buscamos respostas para o motivo dele ter ficado com as pernas abertas, sendo:

Splayed Legs

Causas para um pássaro ter splayed legs

  • Problema genético por causa do cruzamento entre irmãos por exemplo;
  • Falta de material no fundo do ninho, como pedaços de papel ou serragem.

A calopsita desta postagem desenvolveu a doença Splayed Legs por causa do ninho. Ele não tinha nenhum material no fundo e era bem novo. O fundo do ninho estava realmente muito liso. O filhote, ao tentar ficar apoiado para comer, acabava escorregando, o que o levou a ficar com as pernas totalmente abertas.

Splayed Legs - Filhotes com Pernas Abertas

Tratamento de um pássaro com splayed legs

Só tem uma solução para tentar amenizar este problema, pois resolver é um pouco difícil, sendo que é necessário colocar um pedaço de espuma, ou outro material, para segurar as pernas, de modo que elas fiquem juntas. Na imagem eu improvisei um arame usado em sacolas de pão ou biscoito, depois consegui a espuma e troquei:

Filhotes com Pernas Abertas
Para que este tratamento funcione, é necessário que ele seja iniciado o quanto antes, pois os ossos ainda estarão crescendo. Não é garantido que as pernas ficarão normais, mas com certeza, caso o pássaro consiga sobreviver, ele terá uma vida muito melhor. Este filhote chegou a ficar bem melhor, já conseguia se apoiar nas pernas, mas infelizmente acabou morrendo. Veja como montar um bom viveiro de pássaros, deixando seu pássaro bem confortável.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!