A seriema, cujo nome científico é Cariama cristata, pertence a família Cariamidae. Ela é conhecida em inglês como Red-legged seriema. Popularmente conhecida por sariema, seriema-de-pé-vermelho ou siriema.
Distribuição da seriema
É originária da América do Sul. Seu habitat é nas regiões de pradaria, campos e cerrados, entrando no Pantanal através das áreas menos inundadas, florestas abertas, jardins residenciais, pastos e cafezais.
Características físicas da seriema
Ela é uma ave de porte médio com cerca de 75 a 90 centímetros de comprimento. Seu pescoço e pernas são razoavelmente magros e compridos.
A cauda é bem longa. Possuem a região da barriga mais clara, quase branca. Na cabeça surge na base do bico até a nuca penas suaves, que dão forma a um leque na cor cinza com preto.
O dimorfismo sexual é em relação a cor. As fêmeas são amarelas e mais foscas. Já os machos possuem as penas coloridas por um cinza prateado mais brilhante.
Ambos possuem uma larga faixa clara, acima dos olhos, que faz contraste com o tom azulado da pele ao redor dos olhos e com o bico vermelho. Os olhos são amarelos. As pernas são vermelhas ou laranjadas.
Ao voar, destacam-se as faixas claras e escuras de asas e da cauda. Os filhotes nascem com uma penugem marrom, fina e longa na cabeça.
Alimentação da seriema
Sua alimentação é a base de insetos, lagartos, cobras e grãos de cereais, como milho. Mata as presas com o bico, uma vez que os dedos são pequenos e sem garras.
Uma presa maior é desmembrada, pisando sobre ela e retirando pedaços com o bico poderoso. É protegida pelos fazendeiros graças ao hábito de comer cobras.
Reprodução da seriema
Constrói um ninho de gravetos, numa pequena altura do chão, forrando o interior com folhas e lama. choca 2 ovos durante 24 a 30 dias, cabendo essa tarefa exclusivamente à fêmea.
Depois de duas semanas de nascido os filhotes começam a sair do ninho, levando cerca de 4 a 5 meses para adquirir a plumagem de adulto, cuja cor dominante é o cinza.
Andam em pequenos grupos ou com o companheiro. Tem o hábito de andar a procura de alimentos, só alça voo quando desconfia de algo ou se sente ameaçada por um predador.
Durante a noite abrigam-se nas árvores, onde também constroem seus ninhos.
Existem inúmeros predadores em potencial para os filhotes, como por exemplo o gavião-bombachinha.
Canto da seriema
Seus gritos, seja de uma ave solitária ou do casal, são altos e longos. Parecem longas risadas, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto.
O canto é descrito como um latido ou com o cacarejar de perus. Pode permanecer gritando por vários minutos seguidos.
Na parte mais alta da música, a Siriema dobra o pescoço, de modo que a cabeça encosta nas costas.
Os filhotes a partir da 2 semana de vida já começam a cantar.
Saiba Tudo Sobre a seriema
Como baixar ou ouvir cantos de seriema
Você pode baixar o canto da seriema em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.