O sabiá-una possui o nome científico de Turdus flavipes. Ele pertence a família Turdidae e em inglês é chamado de Yellow-legged Thrush.
Também é conhecido como sabiá-preta e sabiá-da-mata. É uma das espécies mais comuns de sabiá, especialmente nas regiões montanhosas do litoral brasileiro.
Distribuição do sabiá-una
Ele está distribuído de Roraima e da Paraíba até o Rio Grande do Sul. Também é encontrado na Colômbia, Venezuela, Guiana, Paraguai e Argentina.
Tem costume de viver na mata, especialmente em locais montanhosos, sendo comum vê-lo na copa e nas bordas de florestas, capoeiras, clareiras adjacentes e em plantações de café.
Não é comum viver em bandos, preferindo uma vida solitária ou em pares. Também é complicado para conseguir vê-lo, a não ser no momento em que está se alimentando.
Geralmente ele fica no alto das árvores, onde canta vigorosamente.
Ele não suporta muito bem os locais frios, por isso tem o costume de migrar durante as épocas mais frias do ano, em busca de locais mais quentes.
Características físicas do sabiá-una
Este sabiá mede aproximadamente 20 centímetros de comprimento. A fêmea deste sabiá é um pouco maior e mais pesada que o macho. O macho possui as penas negras, com as costas e barriga de coloração cinza.
Já ela é marrom-oliváceo nas partes superiores e marrom-amarelado nas partes inferiores, com a garganta estriada de marrom-escuro.
Os filhotes machos já são reconhecidos desde o momento em que saem do ninho.
Alimentação do sabiá-una
Ele é onívoro, ou seja, come praticamente de tudo, especialmente frutas como maçã, figo, mamão, abacate, laranja, goiaba, banana, entre outras, e pequenos invertebrados como minhocas e tenébrios.
Em criações usa-se a ração peletizada comercial para sabiás, que é facilmente encontrada clicando aqui.
Reprodução do sabiá-una
Com aproximadamente 1 ano de idade ele atingirá a maturidade sexual. Neste momento a fêmea estará pronta para fazer um ninho raso em formato de xícara.
Nele fará a postura de 2 e 3 que serão chocados por 13 dias. Ela conseguirá ter 3 a 4 ninhadas por temporada.
A fêmea contará com a ajuda do macho para poder cuidar dos recém nascidos por cerca de 35 dias, momento que os filhotes estarão prontos para saírem do ninho e começarem a ter a sua vida independente.
Canto do sabiá-una
O sabiá-una tem um canto bem variado, com vários tipos de canto para cada situação (perigo, reprodução, espantar intrusos) e também com durações diferentes.
Ele também é capaz de imitar uma série de outras aves, porém nem sempre imita com qualidade, ficando até mesmo difícil distinguir qual pássaro está imitando.
Aproveite também para conhecer o sabiá-da-mata.
Saiba Tudo Sobre o sabiá-una
Como baixar ou ouvir cantos de sabiá-una
Você pode baixar o canto do sabiá-una em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.