Saiba Tudo Sobre a Rolinha-roxa

A rolinha-roxa possui o nome científico de Columbina talpacoti e é uma das espécies de rolinhas mais conhecidas do Brasil. Ela pertence a família Columbidae, a mesma das pombas, e em inglês é chamada de Ruddy Ground-Dove. Também é conhecida em outros locais do Brasil como rolinha-barreirinha, rolinha-caldo-de-feijão, picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi, rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti, rolinha-roxa, pomba-café ou simplesmente rolinha.

Saiba Tudo Sobre a Rolinha-roxa

Distribuição da rolinha-roxa

Esse pássaro é geralmente encontrado em casais ou em bandos, especialmente quando existe muita comida espalhada pelo chão, por exemplo. Ela ocorre geralmente em locais de área aberta como campos, o que a faz ser um alvo fácil de predadores. Pode ser encontrada em países como México, Bolívia, Argentina e Paraguai e em todo o Brasil. Uma curiosidade é que é mais fácil encontrar essa ave em locais que foram modificados por humanos do que em seu habitat natural.

Características físicas da rolinha-roxa

A rolinha-roxa mede cerca de 12 a 17 centímetros. No macho, uma de suas principais características é quanto a diferença de plumagem da cabeça e do corpo, sendo que sua cabeça é levemente azulada e seu corpo é num tom meio avermelhado para o marrom. Enquanto que a fêmea tem a sua plumagem toda parda.

Alimentação da rolinha-roxa

Esta rolinha é uma espécie granívora e que também alimenta-se de pequenos insetos, sendo que, geralmente ela alimenta-se enquanto vai caminhando pelo chão. Isso também facilita a sua captura pelos predadores.

Reprodução da rolinha-roxa

Ela faz o seu ninho em árvores, no entanto, por ser uma ave que está bastante presente nas cidades, é facilmente possível encontrar seus ninhos em coberturas de edifícios, em construções, calhas… Na confecção do ninho são usados gravetos, palhas, ramos, entre outros. O formato do ninho é arredondado.

A época de reprodução da rolinha-roxa pode ser durante todo o ano e ela põe 2 ovos por ninhada. O seu tempo de incubação é de, em média, 12 dias. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos. Durante esse período de reprodução o casal defende o território onde o seu ninho está para que outras rolinhas não o ataquem. Os filhotes começam a sair do ninho a partir de 14 dias de vida e com cerca de 40 dias começam a viver por conta própria.

Como baixar ou ouvir cantos da rolinha-roxa

Você pode baixar o canto da rolinha-roxa em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da rolinha-roxa

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!