A rolinha-roxa possui o nome científico de Columbina talpacoti e é uma das espécies de rolinhas mais conhecidas do Brasil. Ela pertence a família Columbidae, a mesma das pombas, e em inglês é chamada de Ruddy Ground-Dove.
Também é conhecida em outros locais do Brasil como rolinha-barreirinha, rolinha-caldo-de-feijão, picuí-peão, rola, pomba-rola, rola-grande, rola-roxa, rola-sangue-de-boi, rolinha-comum, rolinha-vermelha, rolinha-juruti, pomba-café ou simplesmente rolinha.
Distribuição da rolinha-roxa
Esse pássaro é geralmente encontrado em casais ou em bandos, especialmente quando existe muita comida espalhada pelo chão, por exemplo.
Ela ocorre geralmente em locais de área aberta como campos, o que a faz ser um alvo fácil de predadores. Pode ser encontrada em países como México, Bolívia, Argentina e Paraguai e em todo o Brasil.
Sua grande resistência e capacidade de adaptação fez com que se tornar-se uma das espécies mais comuns do Brasil.
Uma curiosidade é que é mais fácil encontrar essa ave em locais que foram modificados por humanos do que em seu habitat natural.
Características físicas da rolinha-roxa
A rolinha-comum mede cerca de 12 a 17 centímetros. A fêmea tem a sua plumagem toda parda.
Já o macho, uma de suas principais características é quanto a diferença de plumagem da cabeça e do corpo, sendo que sua cabeça é levemente azulada e seu corpo é num tom meio avermelhado para o marrom.
Alimentação da rolinha-roxa
Esta rolinha é uma espécie granívora e que também alimenta-se de pequenos insetos, sendo que, geralmente ela alimenta-se enquanto vai caminhando pelo chão. Isso também facilita a sua captura pelos predadores.
Reprodução da rolinha-roxa
Ela faz o seu ninho em árvores, no entanto, por ser uma ave que está bastante presente nas cidades, é facilmente possível encontrar seus ninhos em coberturas de edifícios, em construções, calhas…
Na confecção do ninho são usados gravetos, palhas, ramos, entre outros. O formato do ninho é arredondado.
A época de reprodução da rolinha-roxa pode ser durante todo o ano e ela põe 2 ovos por ninhada. O seu tempo de incubação é de, em média, 12 dias. Tanto o macho quanto a fêmea chocam os ovos.
Durante esse período de reprodução o casal defende o território onde o seu ninho está para que outras rolinhas não o ataquem.
Os filhotes começam a sair do ninho a partir de 14 dias de vida e com cerca de 40 dias começam a viver por conta própria.
Aproveite também para conhecer o joão-bobo.
Saiba Tudo Sobre a rolinha-roxa
Como baixar ou ouvir cantos da rolinha-roxa
Você pode baixar o canto da rolinha-roxa em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.