O papagaio-de-peito-roxo é uma ave pertencente a família dos Psitacídeos, seu nome científico é Amazona Vinacea, e em inglês é chamado de Vinaceous-breasted Parrot.
Popularmente conhecido por aiurueba, anacã, coraleiro, crau-crau, curraleiro, jureba, jurueba, papagaio-caboclo, curraleiro, papagaio-de-coleira, paracuã, peito-roxo, quero-quero (não confunda com este quero-quero), téu-téu, quiréu e xauá.
Distribuição do papagaio-de-peito-roxo
Ele é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ocorrendo desde o estado da Bahia até o Rio Grande do Sul, além do leste do Paraguai e norte da Argentina.
Esta espécie está sob risco de extinção no Brasil, precisamente em Minas Gerais, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.
No estado do Paraná existem muitos indivíduos, mesmo assim se encontra na categoria de quase ameaçada.
As populações mais numerosas encontram-se atualmente nas florestas frias, florestas secas e úmidas. Geralmente matas de araucária, do Paraná e Santa Catarina.
Habita a copa das árvores de áreas serranas da Mata Atlântica, preferencialmente capões e pinheirais de araucária no sul do país ou na floresta montana e de encosta.
Características físicas do papagaio-de-peito-roxo
Tem cerca de 35 centímetros de comprimento e não há dimorfismo sexual. Sua plumagem é exuberante, predominante verde e tem a aparência escamada.
Seu peito é arroxeado e facilmente se arrepia. As penas da cabeça, dorso e cauda são verdes e na nuca há uma “gola” azul. Há penas de coloração vermelha nos extremos das asas.
O círculo ao redor dos olhos é cinza, o bico é robusto, alto e recurvado de cor avermelhado com a ponta acinzentada, a íris é vermelha e os pés são cinzas.
As pernas são curtas e pés têm dois dedos voltados para frente e dois para trás. Sua vocalização é forte e alta. Estima-se que esse papagaio pode viver por até 30 anos.
Alimentação do papagaio-de-peito-roxo
O papagaio-de-peito-roxo se alimenta do pinheiro-do-paraná e da araucária, cuja semente é uma das fontes alimentares mais apreciadas.
Não é tão comum ter esta ave em casa, mas uma boa ração para papagaios irá oferecer tudo que ela precisar.
Também são consumidas inflorescências e sementes de outras coníferas como o pinus, brotos, frutos e flores de várias espécies, incluindo da família fabaceae.
Os frutos de jerivá, araçá, pitanga, cerejeira e flores de corticeira, papagaieira laplacea fruticosa e bracatinga mimosa também são apreciados.
Há também registros de alimentação de folhas novas de Eucaliptos e Pinus, frutos de palmito, folhas e brotos de taquara, além de flores de laranjeira.
Reprodução do papagaio-de-peito-roxo
A reprodução inicia-se em agosto e vai até janeiro. Os ninhos são feitos em ocos de árvores ou em fendas naturais. São postos em média de 2 a 4 ovos que são incubados unicamente pela fêmea.
Os ovos são incubados por 25 dias, durante esse período a fêmea só se alimenta através do regurgitado do macho.
Após dois meses de vida os filhotes abandonam o ninho, no entanto ficam próximos dos pais. Veja também o lindo papagaio-de-cara-roxa.
Saiba Tudo Sobre o papagaio-de-peito-roxo
Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-de-peito-roxo
Você pode baixar o canto do papagaio-de-peito-roxo em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.