O papagaio-de-cara-roxa é uma ave da família Psittacidae cujo nome científico é Amazona brasiliensis. Em inglês ele é conhecido como Red-tailed Parrot.
Eles são aves que geralmente vivem em casais, mas que as vezes acabam formando pequenos bandos.
Ficam juntos especialmente para buscar alimento. Ele também é conhecido como chauá.
Distribuição do papagaio-de-cara-roxa
A distribuição geográfica dessa espécie vai desde o extremo sul do litoral do Estado de São Paulo ao extremo norte do litoral do Estado de Santa Catarina.
Estas são regiões com os últimos remanescentes contínuos de Floresta Atlântica.
A maior população desta ave está localizada no litoral do Estado do Paraná. Especialmente no limite do município de Guaraqueçaba com o Estado de São Paulo, parte dos municípios de Antonina, Morretes e em Matinhos e Guaratuba.
Também é avistado em grandes formações insulares na Baia de Paranaguá, como as ilhas do Mel, Rasa da Cotinga, Rasa, das Peças e de Superaguí.
No Estado de São Paulo se distribuem nos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Iguape e Cananéia até a Ilha do Cardoso.
E em Santa Catarina, a espécie foi registrada nos municípios de Itapoá e São Francisco do Sul.
Seu habita é em restingas e matas de baixadas litorâneas. Ele utiliza habitats adjacentes ao mangue e não penetra em matas altas usando matas mais abertas..
Características físicas do papagaio-de-cara-roxa
O papagaio-de-cara-roxa não apresenta dimorfismo sexual, pesa de 400 a 450 gramas e mede cerca de 36 cm de comprimento. Seu bico é curvo, forte e afiado.
Sua coloração é quase toda verde, tendo a fronte e vértice vermelho e, a garganta, regiões auriculares, bochechas e laterais do pescoço de cor arroxeada.
Apresenta encontro avermelhado, primárias enegrecidas e secundárias verdes e azuis, cauda com larga faixa vermelha na parte inferior e extremidade amarela.
Alimentação do papagaio-de-cara-roxa
Ele alimenta-se de frutas, sementes, folhas, flores e néctar de pelo menos 68 espécies vegetais. Em criações pode-se oferecer uma ração de boa qualidade para papagaios.
Cerca de 40% destas espécies são endêmicas da floresta ombrófila densa das terras baixas, sendo os registros de consumo de frutas mais frequentes sendo o jerivá, araçá, mangue do mato e guanandi.
Reprodução do papagaio-de-cara-roxa
São aves monogâmicas e seu período reprodutivo ocorre geralmente entre setembro e março, podendo estender-se ao final do mês de abril caso haja a perda de ninhada.
Nos meses de agosto e setembro os casais vão à procura de ninhos em potencial e costumam nidificar em ilhas.
Este papagaio aproveita ocos já existentes em árvores em decomposição, ou escavados por outras espécies, e eventualmente podem utilizar bromélias arbóreas para a nidificação.
Esses ninhos são encontrados em florestas arenosas, florestas inundadas sazonalmente e em florestas inundadas permanentemente.
Após a escolha da cavidade, a corte é iniciada pelo macho e no mês de outubro ocorre a cópula.
A postura pode ser de até quatro ovos com intervalo médio de dois ou mais dias entre cada ovo.
O período de incubação, que é realizado somente pela fêmea, durará entre 27 a 30 dias. Os machos ficam responsáveis pela alimentação da fêmea e dos filhotes após a eclosão dos ovos.
Aos 38 dias os filhotes já estão empenados, aos 44 dias já se parecem com aos pais e entre 55 e 60 dias os mesmos deixam os ninhos, no entanto ficam próximo dos pais.
Aproveite e veja mais informações sobre o papagaio-charão.
Saiba Tudo Sobre o papagaio-de-cara-roxa
Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-de-cara-roxa
Você pode baixar o canto do papagaio-de-cara-roxa em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.