Melhor Alimentação para Canário-belga

O canário-belga é um pássaro essencialmente granívoro, ou seja, sua alimentação é composta basicamente por sementes, devendo ser complementado por farinhadas, frutas, verduras e legumes. Lembre-se que nem sempre a melhor alimentação para canário-belga será a mais cara! Você mesmo poderá fazer em casa a sua mistura de sementes, a qual terá como ingrediente principal o alpiste. Ela pode ser complementada com painço, colza, linhaça, niger e aveia. Fornecer uma boa alimentação para canário-belga é o básico para qualquer criador.

A melhor Alimentação para uma Criação de Canários Belga - Verduras e Legumes

Frutas e verduras para canário-belga

Além destas sementes, você poderá oferecer frutas para canário-belga, como por exemplo a maçã, pera e laranja. Lembre-se que nem todos os pássaros gosta de comê-las. Por outro lado verduras como almeirão, chicória, couve e mostarda são garantias de sucesso entre os passarinhos, assim como legumes como o jiló e o pepino.

De uma maneira geral, alimentos de cor verde escuro são melhores para os canários. Existe muita controvérsia sobre a quantidade destes alimentos a ser oferecida. Uns criadores defendem que estes complementos podem ser dados diariamente. Já outros oferecem dia sim dia não. Existe quem dê uma vez por semana e tem quem nunca forneça. Portanto, cada criador deverá testar e ver o que melhor se adapta para os seus canários.

Sementes para canário-belga

Por ser granívoro, a base alimentar será as sementes, especialmente o alpiste e o painço. A dieta ainda pode ser complementada com o oferecimento de outras sementes, como a linhaça, colza, cânhamo e niger.

Na imagem abaixo você tem algumas das sementes mais usadas na alimentação dos canários. Você também poderá comprar uma mistura para canário-belga que já venha pronta, existem diversas marcas de ótima qualidade.

Alimentação Canario Belga

Farinhada de ovo para canário-belga

Outra comida importante para o canário-belga é a farinhada a base de ovo. Você mesmo pode prepara-la em sua casa. A base da receita de uma boa farinhada é pão seco e triturado, misturado com ovo cozido. Você poderá utilizar o ovo inteiro ou apenas a gema. Nesta mistura base poderá ser acrescentado outros produtos, como flocos de aveia, milho e arroz, cenoura ralada, maça e alguma vitamina para canário-belga.

Eles também adoram ovo cozido, especialmente a gema. Você pode colocar meio ovo cozido na gaiola logo pela manhã, retirando ao final da tarde.

Lembre-se que as farinhadas a base de ovo, as frutas, verduras e os legumes devem ser colocadas na gaiola durante a manhã e retiradas ao entardecer, pois elas azedam com muita rapidez e podem causar diversas doenças de pássaros.

Não existe uma mistura de sementes que seja ideal ou considerada correta, mas para canários-belga, uma boa mistura de sementes deverá ter pelo menos 60% de alpiste. Cada criador faz a sua mistura de acordo com as suas possibilidades financeiras e experiências anteriores com a criação.

Areia para canário-belga

Na gaiola para canário-belga você poderá colocar um comedouro com uma mistura feita com areia lavada e se possível esterilizada. Coloque nesta areia algumas cascas de ovos torradas e trituradas. Esta mistura é importante pois auxilia os canários a triturar os alimentos na moela. Lembre-se que eles não possuem dentes para fazer a mastigação inicial. Você pode comprar esta areia pronta, que é encontrada em diversas lojas de produtos para animais, sendo conhecida como grit mineral.

Água para canário-belga

Vale destacar a importância de trocar a água todos os dias. Lembre-se também que a água fornecida para os canários deve estar limpa e pura, e de preferência não deve conter aditivos químicos como o cloro.

Na água podemos administrar vitaminas para canário-belga, vermífugos e outros remédios, pois os pássaros com certeza irão beber. Mesmo que a água esteja com o gosto ou a cor diferente. Se você acha que a água pode ser trocada em períodos maiores, faça o seguinte teste: pegue um bebedouro com água que esteja na gaiola a mais de um dia, e que aparentemente está limpa, e agite o bebedouro, agora veja a cor e o cheiro que a água ficou.

Cuidados diários com a alimentação

Para a alimentação diária de manutenção do pássaro não existem segredos. Uma boa mistura de sementes, água limpa e uma verdura ou legume 3 vezes por semana darão conta do recado. Vale lembrar que nem todos os canários-belga gostam de todos os alimentos que foram falados, por isso é importante que você faça testes, até saber qual a comida preferida de seu Canário.

Mistura de sementes ou ração extrusada?

Vários criatórios de canário-belga praticamente só usam a ração extrusada na alimentação para canário-belga. Eles alegam que as rações são alimentos completos, contendo praticamente todos os nutrientes necessários para a saúde dos canários.

Outra vantagem da ração é que ela não tem desperdício, especialmente se lembrarmos dos canários bicando as sementes, e jogando diversas para fora do comedouro. O ideal é que você ofereça a melhor comida para seu canário-belga, seja ela a mistura de sementes ou a ração extrusada. Faça testes e descubra com qual alimento o seu pássaro ficará mais saudável.

Melhor Alimentação para canário-belga

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 2 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!