A jandaia-sol é uma ave da família dos psitacídeos. Seu nome científico é Aratinga solstitialis e em inglês é chamado de Sun Parakeet.
Também é conhecida pelos nomes de cacaué, nandaia, nhandaia, Queci-queci, quijuba e jandaia-amarela.
Distribuição da jandaia-sol
Ela é uma ave típica da região amazônica Brasileira. Também pode ser encontrada no nordeste do Brasil, nos estados de Roraima, norte do Amazonas, Pará e possivelmente também no Amapá.
Também pode ser encontrada na Guiana, Suriname, Guiana francesa e sudeste da Venezuela.
O habitat natural da jandaia-sol é nas savanas com arbustos e árvores, florestas abertas e regiões de palmeiras ou inundadas.
Características físicas da jandaia-sol
Elas não apresentam diferença entre machos e fêmeas. Os adultos possuem uma plumagem brilhante, o topo da cabeça é amarelo vibrante, penas laterais da cabeça e a barriga são de cor laranja forte.
A cauda é verde-oliva com uma ponta azul. De baixo, todas as penas de voo são cinza escuro. O bico é preto.
As pernas e os pés são cinza e a irís é preta. Em torno dos olhos tem um anel branco e o bico curvo é negro.
Os filhotes da jandaia-sol exibem uma plumagem predominantemente verde. A coloração amarela, laranja e avermelhada no dorso, abdômen e cabeça é atingida somente com a maturidade.
Normalmente a jandaia-sol pesa cerca de 110 gramas e medem cerca de 30 centímetros de comprimento.
Alimentação da jandaia-sol
A jandaia-sol possui uma dieta diversificada. Normalmente consomem sementes, bagas, frutas e flores. As principais sementes são de alpiste, girassol e aveia.
Milho verde, verduras e legumes como couve, brócolis, couve flor, jiló, berinjela, acelga e mostarda também são apreciadas.
As frutas também são bastante apreciadas como maçã, uva, figo, pêssego, mamão, banana, coco, amendoim.
Costuma se alimentar em bandos de 14 a 30 indivíduos, tolerando outros pássaros em árvores que dispõem de muitos frutos.
Em criações pode-se utilizar rações para psitacídeos, sempre dando preferência para as de boa qualidade.
Reprodução da jandaia-sol
O período reprodutivo vai de agosto a janeiro, sendo setembro o mês mais fértil. A maturidade sexual é atingida aos 2 anos de idade.
A expectativa de vida chega aos 30 anos de idade, quando bem cuidada. Em criações esta espécie consegue ser reprodutiva até os 15 anos de idade. Embora vivam em bandos, a jandaia é monogâmica.
A fêmea de jandaia-sol bota de 3 a 5 ovos, sendo normalmente realizado até duas posturas por ano. Geralmente a fêmea será a única responsável por incubar os ovos.
Ela deixará o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer.
Em criações é importante variar a alimentação oferecida aos pais, para que os filhotes tenham um bom desenvolvimento.
Os ninhos são feitos em buracos nas árvores , cupinzeiro e em fendas de precipícios.
Aceitam muitos tipos de ninhos mas esta espécie tem preferência por ninhos verticais e por locais escuros. Troncos de árvores ocas e caixas de madeira são os mais utilizados.
Não é aconselhável deixar o fundo do ninho úmido pois os pais podem começar a arrancar as penas dos filhotes para secar o ambiente.
Para que isso não ocorra em criações, é indicado colocar areia no fundo do ninho. Veja também mais informações sobre o pássaro uru!
Saiba Tudo Sobre a jandaia-sol
Como baixar ou ouvir cantos de jandaia-sol
Você pode baixar o canto da jandaia-sol em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.