A garça é um pássaro pertencente à família de aves pelecaniformes, sendo parentes próximos de pelicanos, cegonhas e flamingos. Essas belas aves variam de tamanho, cores e características próprias.
Elas preferem habitats perto de água, como lagoas, pântanos e rios e são encontradas em quase todos os continentes, exceto a Antártida, pois elas preferem as regiões tropicais e subtropicais de nosso planeta.
Saiba mais sobre as principais características das garças!
A garça costuma apresentar penas em cores cinza, marrom, preta ou branca e a maior garça encontrada é a gigante, que pode ter até um metro e meio de altura e pesar cinco quilos. Com um tamanho desses, é natural que a dieta dela seja predatória.
Seu bico afiado permite que espete sua presa, que pode ser peixes, sapos, crustáceos e outros animais aquáticos de pequeno porte.
Elas passam a maior parte do tempo sozinhas, preferindo uma vida solitária, quebrando esse padrão apenas na época de reprodução, período no qual uma fêmea costuma botar até seis ovos
Essas aves são extremamente cuidadosas com suas crias, com macho e fêmea revezando na incubação dos ovos, sentando neles cuidadosamente. Uma vez que os filhotes nasçam, fato que ocorre em até trinta dias, novamente os pais dividem a tarefa de alimentar os filhotes, trazendo peixes e outras iguarias.
Subespécies de garças.
Apesar da garça-branca ser a mais conhecida, nós conhecemos mais de sessenta subespécies de garças. As mais comuns são a garça moura, muito comum na região do pantanal, e que com uma envergadura de quase dois metros, é a maior garça encontrada em nosso país.
A garça-azul, que vive em nosso litoral, possui uma linda coloração azul, com traços de preto em sua plumagem. Ela é encontrada em outros países da américa, sendo muito admirada no Peru e no Chile.
A garça-rosa, facilmente confundida com o flamingo, mas que ao contrário deste, possui um bico reto e pontudo também é uma ave linda, e assim como a garça-moura, tem o pantanal como seu habitat preferido, embora encontremos ela nos estados de Goiás, Minas gerais e São Paulo.
Garças em Cativeiro.
As garças conseguem se adaptar perfeitamente a vida em cativeiro, e nas condições ideais, vivem por muitos anos e sem doenças. Se você está pensando em criar garças, precisa saber que elas necessitam de alimentação abundante e de qualidade, acompanhada de suplementos vitamínicos.
Auto Amazon Links: No products found.