Saiba Tudo Sobre a Garça Azul

A Garça Azul é uma ave da família Ardeidae, cujo nome científico é Egretta caerulea, e também conhecida pelo nome de garça morena. Ela pode ser encontrada em todo o litoral Brasileiro, no Pantanal e também na Bacia Amazônica. Fora do Brasil é encontrada desde o Sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. Seu habitat é em manguezais, áreas úmidas costeiras, lagos, rios e litorais.

Garça Azul

A Garça Azul é uma espécie de tamanho médio, podendo medir até 55 cm de altura e ter uma envergadura de 104 cm. O pescoço violáceo é longo como das garças e cegonhas. Ambos os sexos são semelhantes na aparência, a plumagem é azul ardósia, pernas longas e finas de cor verdes, a coloração cabeça pode tornar-se castanha durante a época de reprodução. Os olhos são claros com íris amarela. O filhote é branco e passa por um período de transição “malhado escuro” até obter a plumagem adulta.

Alimentação da Garça Azul

A Garça Azul se alimenta mantendo o bico próximo à superfície da água ou do solo, revolvendo as folhagens, em busca de presas. A sua dieta alimentar inclui camarões, caranguejos, invertebrados, anfíbios, crustáceos e peixes. Os filhotes se alimentam principalmente de camarões.

Reprodução da Garça Azul

O período de nidificação desta espécie é em meados de março e abril. Ocorre somente uma ninhada anual, onde são postos de 3 a 5 ovos. O tempo de incubação é cerca de 20 a 23 dias. A incubação é assíncrona, e ocorre ao longo de vários dias. O primeiro filhote a nascer, rapidamente ganha tamanho e experiência na hora de receber os alimentos, por isso interações agressivas com os irmãos podem ocorrer, já que por muitas vezes eles são capazes de competir com seus irmãos.

Os ninhos são feitos em plataformas e o material utilizado são gravetos. As garças azuis preferem ninho em áreas de lago ou lagoa, onde os níveis de água de nascente são baixos ou que retrocedem. Os níveis de água reduzidos em lagos e lagoas ajudam a concentrar um maior número de presas, aumentando assim o sucesso na construção e durabilidade do ninho e a fartura de alimentos para serem servidos aos filhotes.

Canto da Garça Azul

Você pode baixar o canto da Garça Azul em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da Garça Azul

Egretta caerulea

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para receber gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

Loading...

Deixe a sua opinião

Comentários

Você gosta de criar pássaros?
Então coloque agora o seu melhor email para receber dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!
Muito Obrigado
Close
Ei, espere um pouquinho!

Antes continuar lendo, coloque seu nome e email para receber gratuitamente dicas e informações sobre o seu pássaro favorito!

x