A garça-azul é uma ave da família Ardeidae, cujo nome científico é Egretta caerulea, e em inglês é chamada de Little Blue Heron. Ela também conhecida pelo nome de garça-morena.
Distribuição da garça-azul
Ela pode ser encontrada em todo o litoral Brasileiro, no Pantanal e também na Bacia Amazônica.
Fora do Brasil é encontrada desde o Sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai.
Seu habitat é em manguezais, áreas úmidas costeiras, lagos, rios e litorais.
Características físicas da garça-azul
A garça-azul é uma espécie de tamanho médio, podendo medir até 55 centímetros de altura e ter uma envergadura de 1 metro.
O pescoço violáceo é longo como das garças e cegonhas. Ambos os sexos são semelhantes na aparência. A plumagem é azul ardósia, pernas longas e finas de cor verdes.
A coloração da cabeça pode tornar-se castanha durante a época de reprodução.
Os olhos são claros com íris amarela. O filhote é branco e passa por um período de transição “malhado escuro” até obter a plumagem adulta.
Alimentação da garça-azul
Alimenta-se mantendo o bico próximo à superfície da água ou do solo, revolvendo as folhagens, em busca de presas.
A sua dieta alimentar inclui camarões, caranguejos, invertebrados, anfíbios, crustáceos e peixes. Os filhotes se alimentam principalmente de camarões.
Reprodução da garça-azul
O período de nidificação desta espécie acontece em meados de março e abril. Ocorre somente uma ninhada anual, onde a fêmea de garça-azul fará a postura de 3 a 5 ovos.
O tempo de incubação é cerca de 20 a 23 dias. A incubação é assíncrona, e ocorre ao longo de vários dias, ou seja, os filhotes não nascem no mesmo dia.
O primeiro filhote a nascer rapidamente ganha tamanho e experiência na hora de receber os alimentos, por isso interações agressivas com os irmãos podem acontecer.
Muitas vezes eles são capazes de competir com seus irmãos, chegando a tomar a comida deles, deixando o irmão menor mais fraco. É comum que por isso ele não sobreviva.
Os ninhos são feitos em plataformas e o material utilizado são gravetos.
As garças-Azuis preferem fazer seus ninhos em áreas de lago ou lagoa, onde os níveis de água de nascente são baixos ou que retrocedem.
Os níveis de água reduzidos nestes locais ajudam a concentrar um maior número de presas, aumentando assim o sucesso na construção e durabilidade do ninho.
Além claro da fartura de alimentos para serem servidos aos filhotes. Aproveite para ver mais informações sobre o mergulhão-caçador.
Saiba Tudo Sobre a garça-azul
Como baixar ou ouvir cantos da garça-azul
Você pode baixar o canto da garça-azul em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.