A garça-vaqueira possui o nome científico de Bubulcus ibis. Ela pertence a família Ardeidae, também sendo conhecida como garça-carrapateira, garça-boiadeira, garça-boieira, cunacoi e cupara.
Em inglês ela é chamada de Cattle Egret e ganhou esse nome popular pois tem o costume de seguir grandes rebanhos, tanto de gado domesticado quanto de animais selvagens,.
Faz isso por estar sempre buscando capturar os insetos que são espantados da graça por tais animais enquanto estão caminhando.
Distribuição da garça-vaqueira
Ela é originária do continente africano, tendo atravessado o oceano Atlântico e colonizado as Américas há pelo menos cem anos.
No Brasil tem-se notícias de sua presença desde a década de 1960. Nesta época várias garças-vaqueiras foram observadas na Ilha de Marajó, acompanhando os rebanhos de búfalos.
Encontrou ótimas condições ambientais no Brasil, atualmente conseguindo ser encontrada em praticamente todo o território nacional.
Esta distribuída pelos Estados Unidos, América Central e do Sul, incluindo todo o Brasil, e outros países.
Tem preferência por viver em campos abertos, áreas desmatadas, pântanos e ambientes próximos de água, como o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Características físicas da garça-vaqueira
Esta garça possui plumagem branca, com bico, pernas e pés amarelados. Na época de reprodução ela fica com o topo da cabeça, nuca, peito e dorso em tons de laranja-pálido, com o bico avermelhado e as pernas rosadas.
Um fato que a fez se adaptar facilmente foi o desmatamento, que deu lugar a grandes pastagens para o gado comercial. Ela mede de 48 a 53 centímetros, pesando entre 300 a 400 gramas.
Alimentação da garça-vaqueira
Alimenta-se principalmente de insetos, pequenos anfíbios, peixes, répteis e outras aves.
Reprodução da garça-vaqueira
A reprodução da garça-boiadeira se dá em grandes colônias, variando de dezenas a milhares de indivíduos. Lá as fêmeas irão fazer a postura de 3 a 5 ovos que serão incubados pelo casal por um período de 22 a 26 dias.
Os pais fazem a construção do ninho em conjunto. A fêmea ficará por conta de construir o ninho, enquanto o macho sai em busca do material utilizado. Os filhotes começam a sair dos ninhos quando completam 30 dias de vida.
Reconheça a garça-vaqueira!
Olhares menos atentos podem a confundir com outras espécies, como a garça-pequena (Egretta thula), a garça-grande (Ardea alba) e o jovem da garça-azul (Egretta caerulea), porém a garça-vaqueira é bem menor do que a garça-grande.
A garça-pequena tem pernas negras com os pés amarelos, enquanto a vaqueira não tem as pernas negras. O jovem da garça-azul tem pernas escuras.
Saiba Tudo Sobre a garça-vaqueira
Como baixar ou ouvir cantos de garça-vaqueira
Sua voz é de coaxos suaves e monossilábicos. Você pode baixar o canto da garça-vaqueira em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.