A garça-moura possui o nome científico de Ardea cocoi, pertence a família Ardeidae e em inglês é chamada de Cocoi Heron.
Ela também é conhecida também como maguari, socó-de-penacho, baguari (Pantanal), mauari (Amazônia), garça-parda (Rio Grande do Sul), socó-grande, garça-morena e joão-grande.
Geralmente é uma ave desconfiada e solitária, exceção feita durante a época de acasalamento.
Distribuição da garça-moura
Ela vive em beiras de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados. Esta é a maior garça do Brasil, sendo encontrada em todo o país e também do Panamá ao Chile e Argentina, e nas Ilhas Malvinas.
Como falamos, ela é a maior garça presente no Brasil, chegando a ter 1,80 metros de uma ponta da asa até a outra e 1,25 metros de altura.
Características físicas da garça-moura
Durante o período reprodutivo ela fica com um pequeno tufo de penas brancas na base do pescoço. Esse tufo lembra um cabelo “rebelde”, eriçado e cheio de pontas desconexas.
Isso faz com que esta área fique com mais contraste com o dorso acinzentado e os lados escuros do ventre.
Ela também possui uma listra negra na parte inferior do pescoço e penas negras no alto da cabeça que ficam mais evidentes, bem como a coloração azulada ao redor dos olhos e o bico mais amarelado.
Os filhotes de garça-moura possuem as mesmas cores dos adultos, porém as penas são mais desbotadas e eles não possuem a listra negra do pescoço ou os lados negros do ventre.
Nos períodos de reprodução elas se unem nos “ninhais”, e mesmo lá não costumam se misturar tanto. Elas preferem ficar sozinhas quando estão em busca de alimentos.
Também tem costume de voar sozinha, geralmente em linha reta e com batidas ritmadas de suas asas, que também ajudam a diferenciá-la de outras garças.
Alimentação da garça-moura
A sua alimentação consiste na pescaria de diversos animais pequenos, tais como peixes, sapos, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e répteis. Devido ao seu grande tamanho ela consegue caçar em locais mais profundos.
Reprodução da garça-moura
O período de reprodução estende-se de janeiro a outubro. Nesta época elas ocupam grandes ninhais coletivos e geralmente fazem seus ninhos na parte superior externa de grandes árvores.
As fêmeas desta garça irão fazer a postura de 3 a 4 ovos em cada ninhada. Ela contará com a ajuda do macho para criar os filhotes.
Saiba Tudo Sobre a garça-moura
Como baixar ou ouvir cantos de garça-moura
O seu “canto” é um fortíssimo “rrab (rrab rrab)”, baixo e profundo. Você pode baixar o canto da garça-moura em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.