A coruja-caburé possui o nome científico de Glaucidium brasilianum. Ela pertence a família Strigidae e em inglês é conhecida como Ferruginous Pygmy-Owl.
Ela é uma pequena coruja Brasileira, popularmente conhecida como Caboré, Caburé-do-sol, corujinha-caburé, Caburé-ferrugem, Caburezinho e Cauré.
Distribuição da coruja-caburé
A Caburé vive nas regiões dos Estados Unidos, México ate à Argentina, norte do Chile e em todo território brasileiro.
Seu habitat é em florestas, terra firme ou de várzea, cerrados e campos com árvores, savanas e espaços urbanos arborizados.
Características físicas da coruja-caburé
Essa espécie é considerada a menor coruja do Brasil. Ela mede cerca de 20 centímetros de comprimento, pesando em torno de 45 a 100 gramas.
A fêmea é maior e mais pesada. Esta espécie é muito ativa, caçando tanto durante o dia quanto a noite.
Sua plumagem possui duas colorações. Existe uma forma cinza, com a cauda listrada de branco e o peito nude com cinza, a cor dominante de toda a plumagem.
Também é possível encontrar indivíduos com plumagem ferrugem. Neles a cauda é da mesma cor e quase não se distingue as faixas brancas. Nos dois casos a sobrancelha é branca.
Em especial na plumagem cinza a nuca possui penas que dá o formato de dois olhos, que são úteis para a defesa da ave, já que confundem possíveis predadores.
Alimentação da coruja-caburé
Alimenta-se de pássaros, roedores, répteis, mamíferos e insetos, pequenas cobras, rãs e lagartixas.
Quando nascem os filhotes, o alimento que lhes é oferecido nos primeiros dias de vida inclui répteis e insetos que são regurgitados pelos pais.
Apesar de serem pequenas, são caçadoras muito rápidas e ágeis, conseguindo pegar aves maiores, como o tuim.
Reprodução da coruja-caburé
Ela inicia o seu período reprodutivo no mês de outubro, podendo se estender até o mês de maio. Os ninhos são feitos em fendas ou buracos nas árvores e cupinzeiros inativos.
A postura é de 2 a 4 ovos de cor branca e somente a fêmea participa da incubação, que dura de 26 a 27 dias. Os filhotes começam a sair do ninho com 28 a 30 dias.
Em criações, eles retornam à caixa ninho para dormir, por outro lado, na natureza, nunca foi observado o recolhimento dos filhotes até o ninho para dormir.
Canto da coruja-caburé
Vocaliza assobios curtos, constantes e repetitivos. Esses assobios são mais intensos no período reprodutivo ou quando localizam um intruso.
Veja também um “parente de nome” desta coruja, o falcão-caburé.
Saiba Tudo Sobre a coruja-caburé
Como baixar ou ouvir cantos de coruja-caburé
Você pode baixar o canto da coruja-caburé em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.