É comum vermos canários-belga, periquitos-australianos e outros pássaros ficarem mais gordinhos com o passar dos meses. Da mesma forma que os humanos, não é nada bom que seu pássaro esteja obeso.
Esse excesso de peso pode trazer complicações para a vida do canário, atrapalhando a reprodução e o dia-a-dia dele. Ele poderá inclusive morrer prematuramente.
É relativamente comum ver um canário gordo em criadores que tem poucos pássaros ou que deixam seus animais em gaiolas pequenas.
Também é comum que pássaros mansos acabem ganhando peso extra, pois normalmente são muito paparicados.
Como saber se um canário está gordo?
Para identificar um canário gordo, além do aspecto visual do pássaro, você também pode assoprar as penas da barriga dele. Você será capaz de ver uma espécie de capa de gordura.
As aves também tendem a ficar mais lentas e paradas no poleiro. Elas terão dificuldades de movimentação, como por exemplo voar e pular nas grades. Esta é uma das doenças de pássaros bem comuns.
Como emagrecer um canário gordo?
Para começar a “dieta” de seu pássaro você deve parar de dar qualquer tipo de suplemento vitamínico ou alimentação extra. Passe a fornecer apenas uma mistura de alpiste e painço.
Outra dica muito importante é coloca-lo em uma gaiola maior, como estas aqui. De preferência escolha uma voadeira. Desta forma ele terá que se exercitar mais para ter acesso ao alimento.
Nesta voadeira deixe apenas 2 poleiros, bem afastados um do outro, de forma que seu pássaro tenha que dar um bom voo par ir de um local para o outro.
Alguns pássaros podem estar gordos devido a grande presença de vermes. Nestes casos você poderá fazer um tratamento com vermífugo, juntamente com as dicas acima.
Lembre-se sempre de seguir as orientações da bula. Seguindo estas orientações, com cerca de 10 dias você já deverá notar uma boa melhora no estado físico do seus pássaros, daí pra frente basta ter mais cuidado com seu pássaro.
Saiba como Emagrecer um canário Gordo
Auto Amazon Links: No products found.