Alimentação Para Canário-da-terra

O canário-da-terra é um dos pássaros mais valentes e territorialistas do Brasil. Ele é considerado um dos melhores pássaros canoros, tendo milhares de apreciadores e criadores especializados na espécie.  Isso impulsionou a criação doméstica do canário-da-terra, que vem ganhando muita força a cada dia. Isso fez com que a oferta de pássaros registrados aumentasse, diminuindo a captura ilegal. Hoje iremos falar um pouco mais sobre a alimentação para canário-da-terra, tanto na natureza, quanto em criações é a base de sementes variadas, principalmente do Alpiste.

Alimentação para canário-da-terra

Alimentação básica do canário-da-terra

Ele é um pássaro granívoro, ou seja, basicamente come sementes. No mercado é possível encontrar diversas misturas comerciais de sementes, com várias das sementes apreciadas pela espécie. Tais misturas geralmente possuem a proporção adequada de nutrientes, de forma que o canário tenha uma alimentação balanceada.

As sementes são excelentes, porém muitos criadores estão trocando de alimento. Eles estão partindo para as rações extrusadas. Tais rações são formuladas em laboratórios e são especificas para cada espécie. Ou seja, é possível encontrar uma ração para canário-da-terra e uma outra indicadas para os sabiás. Suas formulações buscam o equilíbrio nutricional perfeito, garantindo a sua do seu canário. Procure fazer testes com seus animais, de buscando encontrar a melhor opção.

Além destas misturas, você também poderá dar uma enriquecida na alimentação do canário-da-terra com uma boa farinhada contendo proteína animal, como por exemplo a farinha de ovos ou de minhoca. Lembre-se também que é uma boa alimentação é muito importante para o canto do seu canarinho.

O que deve ter em uma boa alimentação para canário-da-terra?

As principais sementes usadas na alimentação do canário-da-terra são o alpiste, painço amarelo, niger, painço verde, vermelho e preto, aveia, arroz integral quebrado, trigo integral, quirela e fubá grosso. Já as frutas que podem ser usadas são a banana, maçã, melão (a parte branca perto da casca), goiaba e pera. Legumes como pepino, jiló, maxixe, milho verde cozido também são apreciados.

Com relação a verduras, basicamente pode-se usar todas que sejam da cor verde escuro, como por exemplo almeirão, catalônia, escarola, espinafre, couve e agrião. Lembre-se de lavar muito bem, podendo deixar as verduras de molho em água com vinagre por cerca de 20 minutos, em seguida enxague bem e deixe ao pássaro.

Quem opta por oferecer as rações comerciais geralmente não dão mais nada aos pássaros. Mas vale lembrar que variar a alimentação, oferecendo os alimentos acima, também é uma forma de “diversão” para o canário. Eles gostam da maioria destes alimentos e se estiver disponível, com certeza irão comer alguns.

Seu canário-da-terra não vai comer tudo!

Um ponto importante e que nem todos os pássaros irão aceitar bem todas estas comidas, portanto você poderá fazer o teste com o seu canário-da-terra, oferecendo alguns alimentos e analisando a aceitação. Como fonte suplementar de proteínas você poderá oferecer larvas de tenébrio. Lembre-se de escolher boas gaiolas para canário-da-terra, elas também são importantes para a saúde do seu pássaro.

Alimentação Para canário-da-terra

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 4 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!