O mergulhão-pequeno possui o nome científico de Tachybaptus dominicus e é uma ave da família Podicipedidae. Em inglês é conhecida como Least grebe.
Ele também é chamada pelo nome de mergulhão-pompom, sendo o menor mergulhão que reside no Brasil e também em Portugal.
Distribuição do mergulhão-pequeno
Essa ave costuma habitar desde os Estados unidos até a Argentina, também podendo ser encontrada em Portugal e por grande parte do território do Brasileiro.
Vivem em lugares úmidos como pântanos, lagos, rios, lagos de água doce, manguezais e córregos como em qualquer massa d’água que não esteja coberta completamente por vegetação.
Eles voam entre os lagos próximos, mesmo com suas asas pequenas.
Durante parte do ano são encontrados sozinhos ou em pares. Podendo, as vezes, quando não estão procriando, se reunirem em bandos de 20 ao mais aves.
Características físicas do mergulhão-pequeno
O tamanho deste mergulhão costuma variar entre 21 a 27 centímetros, dependendo da subespécie.
Pesa entre 110 a 180 gramas, dependendo da região e espécie, pois o peso varia muito. Como falamos este é o menor mergulhão encontrado no Brasil.
Os seus olhos são amarelos e ele possui uma plumagem na cor cinza.
Alimentação do mergulhão-pequeno
Essa ave consome uma variedade de alimentos aquáticos como crustáceos, peixes, insetos, girinos e invertebrados no geral.
Ele pega os alimentos na superfície da água, fazendo mergulhos que duram em média 13 segundos e com pausas de 2 a 24 segundos. Ele se alimenta também de algas e alguns vegetais.
Reprodução do mergulhão-pequeno
O seu ninho é construído na vegetação flutuante utilizando-se de uma variedade de ervas daninhas aquáticas.
Elas são ancoradas em uma profundidade de até 1 metro e meio, sendo que uma parte emerge na superfície da água, por tanto, o seu ninho é todo úmido.
A fêmea coloca de 3 a 6 ovos por postura, que são compridos e brancos, ficando manchados ou marrons por causa dos materiais úmidos contidos no ninho.
Tanto o macho quanto a fêmea participam da incubação que dura em média 21 dias.
Eles podem ficar em lagoas pequenas, temporariamente para se reproduzirem, evitando assim áreas mais movimentadas por predadores.
Conheça também codorniz-de-montezuma.
Saiba Tudo Sobre o mergulhão-pequeno
Como baixar ou ouvir cantos do mergulhão-pequeno
Você pode baixar o canto do mergulhão-pequeno em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.