Saiba Tudo Sobre a Codorniz-de-montezuma

A codorniz-de-montezuma possui o nome científico de Cyrtonyx montezumae e é uma ave pertencente à família Odontophoridae. Ela também é conhecida como colim-de-montezuma e em inglês é chamada de Montezuma quail.

Saiba Tudo Sobre a Codorniz-de-montezuma

Distribuição da codorniz-de-montezuma

Ave das montanhas mexicanas, ela também pode ser encontrada nos Estados Unidos, especialmente no sul do Arizona, no oeste do Texas e também no Novo México. Costuma habitar em encostas de montanhas arborizadas, em florestas de carvalhos de área aberta ou florestas de pinheiros. Também pode ser encontrada em florestas de coníferas abertas no alto das montanhas. Essa espécie de codorna evita áreas desérticas e baixas.

Características físicas da codorniz-de-montezuma

Ela mede entre 20 a 23 centímetros, sendo que o macho costuma ser um pouco mais leve que as fêmeas. Eles pesam no máximo 222 gramas e a fêmea chega a pesar 230 gramas. Tanto o macho quanto a fêmea possuem a cabeça pequena e o corpo redondo. Os machos possuem um plumagem com listras brancas e pretas no rosto e a parte superior do seu corpo possuem bolinhas brancas, enquanto o seu peito é num tom ruivo.

Já a fêmea possui uma plumagem castanha com finas listras esbranquiçadas. Quando se sente ameaçada, ela se agacha e fica parada para, em seguida, fugir num voo explosivo a partir de um salto, no caso dessa ameaça chegar muito perto dela. Essa ave costuma ter um salto muito alto.

Alimentação da codorniz-de-montezuma

Essa ave costuma ter sua alimentação composta de bulbos (parte importante da sua dieta), tubérculos, sementes e alguns insetos de forma sazonal. Os bulbos e tubérculos são buscados por ela durante todo o ano, ao contrário dos insetos. Também pode se alimentar de larvas. Forrageiam em pares ou em grupos, escavando o solo com os pés para encontrar seus alimentos.

Reprodução do codorniz-de-montezuma

A fêmea põe entre 8 a 12 ovos por postura e o tempo de incubação dessa espécie é maior do que a das demais codornas, sendo de 26 a 30 dias. Não existem registros quanto a isso, mas acredita-se que a incubação seja feita apenas pela fêmea. Logo após a eclosão o filhote já deixa o ninho e acompanha os pais. A comida é fornecida pelos pais, mas eles se alimentam sozinhos. Os filhotes atingem o tamanho adulto por volta das 10 semanas de vida.

Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-de-montezuma

Você pode baixar o canto da codorniz-de-montezuma em nosso site. Para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto da codorniz-de-montezuma

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!