A codorniz-de-montezuma possui o nome científico de Cyrtonyx montezumae e é uma ave pertencente à família Odontophoridae.
Ela também é conhecida como Colin-de-montezuma e em inglês é chamada de Montezuma quail.
Distribuição da codorniz-de-montezuma
Ave das montanhas mexicanas, ela também pode ser encontrada nos Estados Unidos, especialmente no sul do Arizona, no oeste do Texas e também no Novo México.
Costuma habitar em encostas de montanhas arborizadas, em florestas de carvalhos de área aberta ou florestas de pinheiros.
Também pode ser encontrada em florestas de coníferas abertas no alto das montanhas. Essa espécie de codorna evita áreas desérticas e baixas.
Características físicas da codorniz-de-montezuma
Ela mede entre 20 a 23 centímetros, sendo que o macho costuma ser um pouco mais leve que as fêmeas. Eles pesam no máximo 222 gramas e a fêmea chega a pesar 230 gramas.
Tanto o macho quanto a fêmea possuem a cabeça pequena e o corpo redondo. Essa ave costuma ter um salto muito alto.
Os machos possuem um plumagem com listras brancas e pretas no rosto e a parte superior do seu corpo possuem bolinhas brancas, enquanto o seu peito é num tom ruivo.
Já a fêmea possui uma plumagem castanha com finas listras esbranquiçadas.
Quando se sente ameaçada, ela se agacha e fica parada para, em seguida, fugir num voo explosivo a partir de um salto, no caso dessa ameaça chegar muito perto dela.
Alimentação da codorniz-de-montezuma
Essa ave costuma ter sua alimentação composta de bulbos (parte importante da sua dieta), tubérculos, sementes e alguns insetos de forma sazonal.
Os bulbos e tubérculos são buscados por ela durante todo o ano, ao contrário dos insetos. Também pode se alimentar de larvas.
Forrageiam em pares ou em grupos, escavando o solo com os pés para encontrar seus alimentos.
Reprodução do codorniz-de-montezuma
A fêmea põe entre 8 a 12 ovos por postura e o tempo de incubação dessa espécie é maior do que a das demais codornas, sendo de 26 a 30 dias.
Não existem registros quanto a isso, mas acredita-se que a incubação seja feita apenas pela fêmea. Logo após a eclosão o filhote já deixa o ninho e acompanha os pais.
A comida é fornecida pelos pais, mas eles se alimentam sozinhos. Os filhotes atingem o tamanho adulto por volta das 10 semanas de vida.
Veja também informações sobre a choca-de-chapéu-vermelho.
Saiba Tudo Sobre a codorniz-de-montezuma
Como baixar ou ouvir cantos da codorniz-de-montezuma
Você pode baixar o canto da codorniz-de-montezuma em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.