A galinha d’angola possui o nome científico de Numida meleagris e é uma ave pertencente a família Numididae.
É conhecida em alguns locais como capota, guiné, cocá, faraona, capote, galinhola, pintada, picota, cacuê, fraca e sacuê. É conhecida em inglês pelo nome de Helmeted Guineafowl.
Distribuição da galinha d’angola
Essa ave é originaria da região sul do Saara, na África.
No Brasil ela foi introduzia na época da colonização portuguesa, no entanto, sua incidência aqui é baixa, sendo encontrado apenas em pequenos bandos ou em quintais de sítios.
Ela também foi introduzida em outros países, sendo geralmente elas são encontradas em bandos, onde existe um líder que fica vigiando enquanto as outras se alimentam.
Irão se alimentar apenas depois de ter certeza que o local está seguro, porém, na época de reprodução o casal de isola dos outros, retirando-se para o bosque, onde costumam nidificar.
Características físicas da galinha d’angola
Ela é uma ave grande, medindo em média 56 centímetros e pensando cerca de 3 quilos. Suas principais características são o corpo grande e redondo e a sua cabeça pequena.
Existem galinhas d’angola com vários tipos de cores, porém a mais conhecida é a de plumagem cinza-escuro com bolinhas brancas, conhecida como pedrês.
Existe ainda a variedade branca e a pampa (que é cruzamento da pedrês com a branca).
É uma ave extremamente agitada, arisca e barulhenta, por conta disso muitas pessoas acabam utilizando-a ela como ave de alarme.
O seu grito, que parece que ela está dizendo “tô fraco”, sendo inconfundível.
Alimentação da galinha d’angola
Sua alimentação é composta basicamente de frutas, grãos, sementes, também de insetos e pequenos repteis.
Os filhotes, nos primeiros meses de vida, costumam se alimentar de lesmas, caso tenham a chance de capturá-los.
Reprodução da galinha d’angola
Essa espécie de galinha costuma nidificar em depressões do solo, sendo que a fêmea põe entre 6 a 12 ovos, com tempo de incubação de aproximadamente 30 dias.
Para chocar os ovos as mães costumam empilhar seus ovos, sendo que apenas os que estão em cima são chocados. As galinhas d’angolas são conhecidas por não serem boas mães.
Quando os filhotes saem do ovo eles já conseguem seguir a mãe na busca de alimentação. Veja também mais informações sobre o joão-porca.
Saiba Tudo Sobre a galinha d’angola
Como baixar ou ouvir cantos da galinha d’angola
Você pode baixar o canto da galinha d’angola em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.