A araracanga é uma ave da família Psittacidae, seu nome científico é Ara Macao, e em inglês é conhecida como Scarlet Macaw.
Popularmente conhecido por aracanga, arara-macau, ararapiranga, macau e arara-vermelha-pequena.
Não é considerada rara ou ameaçada de extinção, apesar de que está deixando de ser encontrada em determinadas regiões.
Distribuição da araracanga
Ela pode ser encontrada em diversos locais, como Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Suriname, Trinidade, Tobago, Venezuela, Porto Rico, EUA, Europa e América Latina.
Seu habitat é em florestas tropicais, úmidas ou secas. Pode viver nas beiras das matas e nos descampados. Também sobrevive na zona urbana, desde que seja arborizada.
Características físicas da araracanga
É uma ave considerada grande, medindo em torno de 90 centímetros de comprimento e pesando em média 1 quilo e meio.
Sua plumagem geral é vermelha com verde, asas em azul e amarelo e face de pele nua branca. Os olhos são brancos ou amarelos.
Têm pernas curtas e uma longa cauda pontuda. As asas são largas. O bico tem as partes superiores brancas, já a parte inferior é negra.
Ele tem formato curvo, e é bem forte, conseguindo abrir sementes muito duras.
Os pés são zigodátilos, ou seja, são dois dedos para frente e dois dedos para trás, de cor cinza. As suas unhas são longas e afiadas de coloração negra.
Alimentação da araracanga
Alimenta-se em grupos. Sua dieta é composta por sementes de frutos ainda verdes, mas também come frutos maduros, folhas, larvas, flores, brotos, néctar, terra e casca de árvore.
Quando se alimenta ela dispersa sementes e pedaços de alimentos, dessa forma colaboradora com outras aves, insetos e mamíferos que de outra forma não teriam acesso a elas. Com seu bico poderoso consegue abrir sementes muito duras.
Em criações o mais comum é oferecer uma boa ração para araras.
Reprodução da araracanga
Atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade e são monogâmicos. O período reprodutivo é entre o mês de dezembro a março.
Nidificam geralmente em ocos de troncos, muitas vezes de árvores mortas, mas também em fendas naturais em paredões de rocha.
Colocam em média até 3 ovos, são incubados por 22 a 34 dias e durante este período a fêmea de araracanga será alimentada pelo macho.
Os filhotes nascem em dias diferentes, sem penas, cegos e indefesos. Ambos os pais cuidam da ninhada e a defendem dos intrusos.
Aos três meses de idade o filhote de araracanga deixará o ninho, mas permanecerá junto dos pais por algum tempo, aprendendo como viver na floresta.
Sua plumagem adulta só é conseguida aos dois anos de idade.
Confira também mais informações e curiosidades sobre a arara-vermelha.
Saiba Tudo Sobre a araracanga
Como baixar ou ouvir cantos da araracanga
Você pode baixar o canto da araracanga em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.