Saiba Tudo Sobre o Saí-azul

O saí-azul é uma ave passeriforme da família Fringillidae, cujo nome científico é Dacnis cayana, sendo conhecido em inglês como Blue Dacnis. Essa ave é popularmente conhecida como saí-bico-fino, saíra-de-bico-fino, azulego e saí-bicudo. Aproveite também para ver mais informações sobre o Saí-andorinha.

Saí Azul Macho

Distribuição do saí-azul

Ele pode ser encontrado em todos os estados brasileiro, também pode ser localizado de Honduras ao Panamá e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai. Habita vegetação florestal que acompanha os rios de médio e grande porte na região do Cerrado, matas abertas, plantações no interior de matas e jardins.

Características físicas do saí-azul

Essa espécie mede de 11 a 13 centímetros, pesando em torno de 15 a 16 gramas. Apresenta um grande dimorfismo sexual. A plumagem do macho é de um tom azul e negro, com algumas as pernas avermelhadas, enquanto na fêmea a plumagem predominante é verde, com a cabeça azul claro e algumas penas nas asas e nas caudas negras e garganta cinza. Ambos possuem as pernas e pés laranja.

Alimentação do saí-azul

Se alimenta de sementes, grilos, lagartas, mariposas, besouros, larvas, borboletas e aranhas. Frequentam as mesmas flores que o beija-flor, em busca de néctar e também de insetos. Se alimenta de pequenos frutos e costuma frequentar comedouros de frutas. As suas frutas favoritas são da tapiá ou tamanqueiro (Alchornea glandulosa), da magnólia-amarela (Michelia champaca), mamão, goiaba, caqui e banana. Também apreciam cenoura, beterraba, escarola, serralha e couve.

Reprodução do saí-azul

A maturidade sexual se inicia aos 12 meses de vida. A fêmea constrói o ninho usando fibras vegetais bem fininhas, fazendo o formato de taça profunda. O macho se torna sentinela durante a reprodução e é o responsável pela alimentação da parceira durante o período de incubação. São postos 2 a 3 ovos que são incubados pela fêmea durante 13 dias. Aos 35 dias os filhotes se tornam independentes dos pais.

Saí-azul Fêmea

Saiba Tudo Sobre o saí-azul

Como baixar ou ouvir cantos de saí-azul

Você pode baixar o canto do saí-azul em nosso site, para isso basta clicar com o botão direito em cima do nome do canto, em seguida clique em “Salvar Link Como…” e escolha o local onde ficará salvo. Você também poderá escutar, para isto basta clicar no botão play.

Canto do saí-azul

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

É GRATUITO!!!

Saiba os segredos para criar pássaros!

Coloque seu melhor email para Receber Gratuitamente as melhores dicas e informações sobre o seu pássaro favorito.


Artigos Relacionados!


Não vá embora sem deixar um comentário!