Quando nosso pássaro começa a remover penas descontroladamente, ele pode sofrer de síndrome da picada.
É um comportamento compulsivo que pode dificultar o crescimento normal das penas e até causar danos à pele de nossos pássaros.
Para ajudar você a entender mais sobre os motivos pelos quais seu pássaro está arrancando as penas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Por que meu pássaro está arrancando suas penas?
O fator mais comum para isso é psicológico. Na natureza, essas aves geralmente passam tempo interagindo com outros membros, procurando comida.
Em cativeiro, eles não precisam procurar comida e às vezes passam muito tempo sozinhos em casa, o que leva a uma alteração de sua saúde mental e leva a comportamentos incomuns, como arrancar as penas. Embora esta não seja a única razão. Aqui estão alguns dos mais importantes:
Dieta pobre
Se o nosso pássaro come apenas sementes, pode causar uma situação de déficit nutricional e falta de vitaminas, já que a dieta não é complementada com outros alimentos. Isso pode causar pele seca e levar o animal a cuidados excessivos.
Solidão
Como mencionado antes, alguns pássaros são animais muito sociais, então precisam de muita atenção e carinho.
Se não pudermos dedicar tanto tempo a isso quanto gostaríamos, uma solução é ter um parceiro com um membro de cada sexo.
Doenças infecciosas
Uma das mais perigosas é a chamada doença do bico e pena (PBFD), que produz reações inflamatórias que fazem com que nosso pássaro sofra muita coceira e acabe arrancando as penas.
É uma doença muito contagiosa, e seu diagnóstico oportuno é vital.
Parasitas externos
Como ácaros ou piolhos, podem causar coceira que faz com que o pássaro tenda a arrancar suas penas.
Estresse e ansiedade
Mudanças repentinas na rotina, como mudança de casa ou gritos no ambiente familiar, podem causar altos níveis de estresse, o que leva a arrancar suas penas.
Temos que ter em mente que papagaios, aves inseparáveis e outras aves exóticas são espécies muito sensíveis a mudanças e nosso dever é fornecer um ambiente seguro adaptado às suas necessidades.
Fatores ambientais
Se o nosso papagaio estiver em um ambiente muito úmido ou perto da cozinha onde há vapores ou perto de um fumante, tudo isso pode causar estresse em nosso animal e levá-lo a arrancar suas penas.
Como detectar esse comportamento?
Se observarmos que nosso animal de estimação tem um comportamento compulsivo, é melhor levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.
É importante não o confundir com a troca de penas.
Para diferenciá-los e não os confundir, deve-se notar que não há áreas de pelagem nua, se não houver nenhuma, é uma mudança de plumagem, mas se observarmos áreas com pelagem nua, devemos ir ao veterinário.
Gostou de saber mais sobre os motivos para os pássaros arrancar suas penas? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Auto Amazon Links: No products found.