O tangarazinho possui o nome científico de Ilicura militaris e é uma ave passeriforme da família pipridae. É uma espécie endémica do Brasil e é a única do gênero ilucura.
É também conhecido por “estalador”, pois no período de reprodução ele voa de um galho para o outro produzindo sons de estalo,.
Outros nomes comuns são tangará-arco-irís e tangará-rendeira. Já em inglês é chamado de Pin-tailed Manakin.
Distribuição do tangarazinho
Esse pássaro pode ser encontrado nos estratos inferiores e médios de florestas úmidas.
Também é encontrado em florestas de encosta, florestas montanas e capoeiras, sendo incomum a localmente comum, dependo do local.
É uma espécie de ave endémica do Brasil e ocorre na Mata Atlântica, podendo ser encontrada desde o sul da Bahia até o sul de Santa Catarina.
Essa ave também pode ser encontrada em Goiás, no que restou da Mata Atlântica nesse estado. Essa espécie se encontra em declínio devido a devastação do seu habitat natural.
Geralmente é encontrado sozinho. Sendo que apenas no período de reprodução costuma ser encontrado em pares.
Características físicas do tangarazinho
Essa ave mede por volta de 12 centímetros, contando com a cauda, e pesa pouco mais de 12 gramas. Não existem subespécies dela.
Assim como outras aves do gênero, o tangarazinho apresenta dimorfismo sexual e nesse caso, bastante acentuado.
A fêmea possui a plumagem verde-oliva nas costas, coroa e asas, enquanto que o peito, garganta e barriga são na cor cinza, ela ainda tem a cauda menor do que a do macho.
Já o macho possui a cauda prolongada e a sua plumagem possui 4 cores: sendo a cabeça preta e com um detalhe vermelho e as suas costas e asas são num padrão verde, preto e vermelho.
No período de acasalamento o macho se exibe para a fêmea, fazendo uma dança e indo de um galho para outro.
Esse ato de ir de um galho ao outro lembra muito o processo de costura, por esse motivo o tangarazinho recebeu também o nome de tangará-rendeira.
Alimentação do tangarazinho
Esse pássaro costuma se alimentar de frutas pequenas que costuma engolir inteiras e também de insetos pequenos que caça no estrato médio da floresta.
Reprodução do tangarazinho
Sabe-se apenas que constrói o seu ninho em formato de taça e que a fêmea põe de 2 até 3 ovos por postura. Aproveite para saber mais informações sobre o pi-puí.
Como baixar ou ouvir cantos do tangarazinho
Você pode baixar o canto do tangarazinho em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.
Auto Amazon Links: No products found.