O papagaio-moleiro é uma ave da família Psittacidae. Seu nome científico é Amazona farinosa, sendo conhecido em inglês como Mealy Parrot.
Popularmente também é conhecido como ajuruiçu, ajuruaçu, juruaçu, curica, jeru, juru e Juru-açu. Aproveite e veja também detalhes sobre a espetacular curica-caica.
Distribuição do papagaio-moleiro
Pode ser encontrado nas regiões do México à Bolívia, sendo que no Brasil é encontrado no Mato Grosso, Leste do Pará, Maranhão, Bahia, leste de Minas Gerais e São Paulo.
Seu habitat é nas Matas altas e densas tanto em seu interior como nas bordas.
Características físicas do papagaio-moleiro
Espécie de grande porte. Ele mede em torno de 40 centímetros de comprimento e pesa em média 800 gramas.
É considerado o maior papagaio brasileiro, estando entre os maiores do mundo. A espécie não apresenta dimorfismo sexual.
A plumagem geral é verde, coberta por um pó branco muito fino (farinosa – origem de seu nome científico), o topo da cabeça geralmente é amarelo, azul e vermelho.
O bico e ao redor dos olhos é branco, espelho alar vermelho e cauda longa com extremidade verde clara.
Sua personalidade é curiosa e extrovertida. Alguns indivíduos são mantidos em casa como um animal de estimação, podem se tornar muito dóceis e brincalhões.
O papagaio-moleiro não é muito bem conhecida pela imitação, embora saibamos que isso depende mais da questão em particular, seu caráter e predisposição do pássaro.
Alimentação do papagaio-moleiro
Em criações o papagaio-moleiro deve ser alimentados com uma boa mistura de frutas, vegetais frescos e água fresca e potável, como essas encontradas aqui.
Ele prefere sementes mais gordurosas, como sementes de girassol e amendoim, mas não devem ser oferecidos com frequência pois a espécie é propensa a ter problemas de obesidade.
Na natureza, alimentam-se de frutos, sementes, nozes, bagas, flores e brotos, que procuram no topo das árvores.
Reprodução do papagaio-moleiro
É uma ave que tem dificuldade de se reproduzir em criações. A maturidade sexual geralmente chegar aos 4 anos. Na natureza ele nidifica em buracos de árvores e saliências rochosos.
Já em criações usa-se um tronco de árvore oca ou caixa-ninho para grandes aves, com medidas aproximadas de 40 centímetros de comprimento por 60 centímetros de altura.
O orifício de entrada deve ter aproximadamente 10 a 12 centímetros de diâmetro.
Normalmente são postos de 3 a 4 ovos. Estes não são colocados no mesmo dia, podendo ter um intervalo de vários dias entre um ovo e outro, geralmente entre um a três dias de descanso.
A fêmea tem a responsabilidade de incubar os ovos. O macho alimenta a fêmea através de regurgitação durante o período de incubação dos ovos, que dura cerca de 4 semanas.
Após o nascimento dos filhotes o macho fica com a obrigação de alimenta-los.
Aos 3 meses aproximadamente, os filhotes se tornam independentes dos pais, não necessitando receber alimentos destes.
Saiba Tudo Sobre o papagaio-moleiro
Como baixar ou ouvir cantos de papagaio-moleiro
Você pode baixar o canto do papagaio-moleiro em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.