O murucututu-de-barriga-amarela possui o nome científico de Pulsatrix koeniswaldiana e pertence a família Strigidae. Em inglês ela é conhecida como Tawny-browed Owl.
Também é chamada popularmente como coruja-de-garganta-branca e murucututu-pequeno.
Ele é considerado raro de ser avistado, mas geralmente é por conta de seus hábitos mais tímidos, passando despercebido pelos observadores. Pode ser vista em áreas juntamente com a coruja-murucutu.
Distribuição do murucututu-de-barriga-amarela
É uma ave endêmica da Mata Atlântica, sendo encontrada desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, também sendo avistada desde o extremo leste do Paraguai até a província de Misiones na Argentina.
Habita preferencialmente florestas primárias e secundárias, geralmente as que estiverem mais bem preservadas.
Tem o costume de se esconder durante o dia na vegetação e áreas mais escuras da floresta.
Características físicas do murucututu-de-barriga-amarela
Estas corujas quando adultas atingem de 40 a 54 centímetros, pesando cerca de 400 a 650 gramas. As fêmeas geralmente são maiores, porém não existem diferenças na coloração de suas penas.
Sua face é castanha, com sobrancelhas brancas ao redor do bico. As costas possuem penas de cor castanho escuro, já a cauda possui faixas brancas.
Possui um grande colar branco ao redor da garganta. Seu ventre é de cor amarelada, de onde surgiu seu nome popular.
Alimentação do murucututu-de-barriga-amarela
Tem o costume de caçar apenas durante o período noturno, buscando grandes besouros, roedores, pequenos marsupiais e aves que estejam dormindo.
Reprodução do murucututu-de-barriga-amarela
Este Murucutu procria em ocos de árvores mortas, colocando 2 ovos que são incubados por cerca de 35 dias.
Geralmente ele irá se reproduzir 1 vez apenas, a cada 1 ou 2 anos, durante inicio da primavera e verão, momento em que as temperaturas são mais amenas e a disponibilidade de alimento é maior.
Os filhotes de murucututu-pequeno começam a sair do ninho quando ficam com aproximadamente 50 dias de vida.
Canto do murucututu-de-barriga-amarela
Faz uma sequência de 9 a 14 sons que se assemelham a um “bu-bu-buu-buu…”, sendo mais rápido no inicio e lento no final. O casal tem costume de cantar durante a reprodução, com a voz da fêmea de coruja-de-garganta-branca sendo mais aguda e aparentemente mais forte.
Saiba Tudo Sobre o murucututu-de-barriga-amarela
Como baixar ou ouvir cantos de murucututu-de-barriga-amarela
Você pode baixar o canto do murucututu-de-barriga-amarela em nosso site!
Para isso basta clicar diretamente no botão “Baixar”. Outra opção é escutar, sem precisar fazer o download, bastando clicar no botão play.